Após requerimento de vereador, Coordenador da SAMU e Secretário de Saúde são convocados

A Câmara de Camaçari recebeu, na sessão ordinária desta terça-feira (07/06), o secretário municipal de Saúde, Washington Couto, e o coordenador geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Camaçari, Luciano Pinto.

O comparecimento atendeu uma convocação apresentada pelo vereador Junior Borges (DEM), através do Requerimento 188/2016. Segundo o edil, o objetivo era esclarecer dúvidas sobre a situação do atendimento em saúde no município e do SAMU, apresentadas pela população.

O parlamentar democrata explicou o motivo da convocação. “Somos questionados frequentemente pelos cidadãos e não temos explicações concretas. Por isso as convocações serviram para que estejamos embasados para responder as dúvidas da população com propriedade, a partir das falas dos dois gestores”.

noticias.2016.2016-06.sesso22gk-is-87

O secretário apresentou dados referentes ao atendimento no município e falou, especialmente, sobre as dificuldades enfrentadas. “Toda a equipe de saúde está mobilizada para identificar as dificuldades e buscar soluções. Atualmente conseguimos atender 60% dos casos de urgência e emergência. Muitas vezes, por telefone, conseguimos realizar atendimentos evitando assim a grande lotação do Hospital Geral de Camaçari”, relatou.

Já o coordenador geral do SAMU em Camaçari, Luciano Pinto, falou sobre o funcionamento e as atuais dificuldades enfrentadas pelo serviço. “Estamos passando por problemas como falta de ambulância, por exemplo. Trabalhamos para tentar suprir ao máximo as demandas, inclusive com solicitação de ambulâncias de Salvador em casos graves”, contou.

O secretário ainda explicou que as queixas sobre as operadoras de telefonia utilizadas pela central do serviço não funcionarem a contento, procedem e que já está sendo implantada uma nova central digital, além de mudanças de linhas telefônicas para evitar a situação.

Fonte: Ascom Câmara Municipal