Camaçari: Sessão lança no município Campanha “Respeita as Mina”

A Câmara Municipal de Camaçari realizou, na manhã desta segunda-feira (04), no município, o lançamento da campanha “Respeita as Mina”. Esta é uma campanha do Governo do Estado da Bahia de enfrentamento à violência contra as mulheres que foi lançada no carnaval deste ano e se tornou permanente com a sua ampliação via adesão por universidades, municípios e organizações não-governamentais. Em Camaçari, o lançamento ocorreu em parceria com a Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Metalúrgicos.

A sessão foi pedida pelo vereador Binho do Dois de Julho (PC do B), que em sua fala de abertura relatou sobre as dificuldades das mulheres no município e as ações que devem ser buscadas para combater a violência contra o gênero. “É preciso fortalecer a luta das mulheres que hoje são vítimas de violência doméstica e na rua, além daquelas que estão excluídas do mercado de trabalho. O Sindicato dos Metalúrgicos tem lutado para garantir vagas de emprego para as mulheres assim que elas surgem, mas é preciso muito mais”, pontuou o vereador.

A secretária Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Julieta Palmeira, explicou sobre os objetivos da Campanha e revelou dados preocupantes sobre Camaçari. “O município hoje está inserido no mapa da violência contra as mulheres, chamada de feminicídio. Está muito acima da média nacional, se tornando um caso de saúde pública. Não podemos esconder esses dados, temos que dar visibilidade para que a violência não se torne uma rotina”, disse a palestrante. A secretária ainda comentou sobre a flexibilidade da justiça perante os assassinos de mulheres, que esta postura tem que ser modificada para que as mulheres tenham seus direitos respeitados.

A sessão contou com a participação de muitas mulheres que ocupam cargos de autoridade, entre as quais, a delegada titular da 4ª Delegacia de Homicídios de Camaçari, Maria Tereza da Silva; a psicóloga e ex-secretária das Mulheres de Camaçari, Suzana Lima; a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Bela Batista; a secretária das mulheres metalúrgicas, Ângela Arcanjo; a presidente do Conselho das Mulheres, Kátia Contreiras; e Jesuíta Pacheco, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

tv CÂMARA


21.11 | 21ª Sessão Ordinária Deliberativa do 2º Período Legislativo
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do Facebook