Dia do Gari é lembrado com sessão especial na Câmara

A Câmara de Camaçari realizou, na manhã desta quarta-feira (16), uma Sessão Especial em homenagem ao Dia do Gari, trazendo para o evento dezenas de profissionais do município que atuam na empresa responsável pelo serviço, a Naturalle.

O Dia do Gari é comemorado em 16 de maio em diversas cidades brasileiras, sendo Camaçari uma delas. A data foi formalizada no município através da Lei Nº 1286/2013, que tornou o dia feriado para toda a categoria. Os profissionais de limpeza pública são popularmente conhecidos como “garis”, em alusão ao engenheiro francês Aleixo Gary, que foi contratado pelo governo imperial para fazer a limpeza da cidade do Rio de Janeiro, capital do Brasil na época. A equipe que acompanhava o profissional ficou conhecida como “Equipe de Gary”, o que deu origem ao termo.

Entre os palestrantes que participaram da sessão, esteve a gari Sintia de Jesus, que falou sobre o preconceito sofrido pelos profissionais da área. Já Josival de Castro tratou sobre a importância dos mesmos para uma sociedade harmonizada.

Dois professores da Faculdade Metropolitana de Camaçari (Famec), o engenheiro de produção Rodrigo Luz e o sociólogo Jorge Maurício, também participaram da sessão. Este último relatou sobre o olhar que a sociologia e a sociedade têm em relação aos garis. “Enquanto nosso olhar de pesquisador é de respeito ao profissional, por entender que ele cumpre um papel específico na sociedade, boa parte da população confunde a pessoa do gari com o próprio lixo que é recolhido”, destacou o sociólogo.

Para o vereador Dilson Magalhães Júnior (PEN), proponente da sessão, os profissionais precisam ser respeitados pela importante missão que cumprem. “Vocês são os atores principais desta sessão e de nosso município, pois cuidam e limpam nossa cidade. O trabalho de vocês se comunica com outros setores, como a educação, a saúde, o turismo, a economia. Vocês são fundamentais, parabéns a todos”, declarou.

tv CÂMARA


21.06 | 22ª Sessão Ordinária – 21/06/2018
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do Facebook