Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Biografia

 

Início de vida, família, educação e igreja


1977, dia 04 de abril nasceu o filho de Eleude (In memorian) e Manoel Araújo, com o privilégio e a honra de crescer em um lar cristão. Seu pai metalúrgico e sua mãe comerciante ensinaram desde cedo a importância e a necessidade do trabalho para o crescimento pessoal e o fortalecimento do caráter. Estudou até a 4.ª série em escola particular e o restante do período escolar em escola pública da rede municipal.

1996, ingressou na Marinha do Brasil e ali permaneceu por 06 anos, onde por 03 anos e meio exerceu a função de secretário no prédio do Comando da Base Naval de Aratu.

1998, casou-se com a jovem senhora Viviane, com quem têm 03 filhos: Lucas (2001), Felipe (2005) e Camila (2006)

2002, desligou-se da Marinha e começou a trabalhar com seu sogro no comércio no ramo de confecções.

2005, iniciou suas atividades eclesiásticas como auxiliar na Igreja Assembléia de Deus no bairro da Piaçaveira, onde durante os 03 anos em que esteve ali, foi separado para o diaconato pelo Pastor Manoel Monteiro.

2008, foi convocado para fazer parte da liderança do departamento da União Masculina das Assembleias de Deus em Camaçari (UMADEC). No ano seguinte assumiu a liderança e exerceu com alegria e satisfação essa grande tarefa.

2010, com a chegada do Pastor Valdomiro Pereira, foi chamado para assumir a União da Juventude das Assembleias de Deus em Camaçari (UJADEC), departamento o qual dedicou 05 anos de atenção e carinho para contribuir de forma responsável para a formação da Igreja de amanhã. Como líder dessa união ganhou a admiração de muitos jovens servindo como um modelo a ser seguido. Desde a sua liderança, os jovens foram incentivados a buscar a continua comunhão com Deus, a qualificação profissional e por fim o matrimonio. O reconhecimento tem sido notado nos inúmeros convites para apadrinhamentos dos enlaces matrimonias.

2016, foi consagrado ao presbitério pelo Pastor Presidente Valdomiro Pereira.

2018, com a chegada do Pastor Cleudson Carlos, foi convidado para ser coordenador de eventos do templo sede.

Desde muito cedo, através das atividades sociais que a igreja desenvolve, aprendeu a importância do papel das instituições filantrópicas e acredita nessas indispensáveis entidades que muito tem contribuído no processo de formação da sociedade brasileira contemporânea.

É servo, e como servo está servindo a nossa cidade, com a mesma responsabilidade, transparência, comprometimento, amor e competência com que tem servido a família, a igreja e a sociedade.

 

Começo da Carreira Política


No ano que antecedeu as eleições de 2012, o Pastor Presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado da Bahia (CEADEB), Valdomiro Pereira da Silva, o então pastor presidente do campo de Camaçari, na época, realizou reunião administrativa para apresentar o projeto político da igreja. Na ocasião, foi apresentada a proposta de uma consulta interna para escolher um membro da igreja, para disputar as eleições de 2012 com objetivo de garantir uma vaga no legislativo municipal.

Oziel então, coloca seu nome à disposição e concorreu com oito candidatos. Após apuração dos votos, foi oficializado como pré-candidato às eleições de 2012, com apoio do Pastor Presidente, de toda a igreja na Sede, Barra do Pojuca, Monte Gordo e a sociedade em geral, o que garantiu a credibilidade da sua candidatura.

 

Executando um Grande Projeto

Como parte de um projeto político da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado da Bahia (CEADEB), o vereador Oziel sempre esteve à disposição da sua liderança.

Nas eleições de 2012, após 03 meses de campanha, em outubro elegeu-se a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) com 2090 votos, sendo o sexto mais votado entre os dezenove e o primeiro mais votado do partido

Nas eleições de 2014 para deputado estadual, não mediu esforços para apoiar e auxiliar na campanha para eleger o candidato indicado pela CEADEB, o Pastor Samuel Junior. O candidato garantiu a quarta suplência. Mas, após a saída dos deputados eleitos, para a assumir prefeituras, o Pastor Samuel Junior toma posse como deputado.

Nas eleições de 2016 para vereador, Oziel segue como representante oficial da igreja e entra na disputa mais uma vez, agora com mais experiência, tenta e garante a reeleição com 2.222 votos. Foi o segundo mais votado entre os vinte e um vereadores e o primeiro do grupo do prefeito eleito.

Nas eleições de 2018 a CEADEB, apresenta os nomes oficiais para os cargos de deputados, Pastor Alex Santana para federal, e mantém o Pastor Samuel Junior, estadual.

Sob a orientação do Pastor Cleudson Carlos e com apoio de vários outros líderes de igreja, Oziel recebe a missão de coordenar a campanha dos candidatos em Camaçari.

Mais uma vez, mantendo-se fiel ao projeto, protagoniza uma discussão no meio da política na cidade de Camaçari, durante e depois da campanha, que elegeu os candidatos da CEADEB. A força dessa união e fidelidade ao projeto garantiu a vitória, com direito a dobradinha. A dupla “Café com Leite”, como ficaram conhecidos teve uma votação expressiva, Alex 62.922 votos e Samuel 63.951 votos. E o vereador Oziel juntamente com sua equipe teve participação fundamental nesta vitória, sobretudo, porque foi o único dos vinte e um vereadores a fazer 01 deputado federal e 01 deputado estadual.

 

DESTAQUES DO PRIMEIRO MANDATO

2013–2016

Inicia seu primeiro mandato e como político acredita no fortalecimento da instituição família como saída para sociedade degradada e combalida nos seus valores, bem como, no investimento na educação de qualidade de nossa juventude (Brasil do futuro), na formação profissional adequada de nossa gente, na abertura de novas oportunidade de emprego e na potencialização de novos seguimentos de mercado com o objetivo de fortalecer a nossa economia local.

Oziel, sempre acreditou na importância das entidades filantrópicas, que atendem a população com atividades culturais, esportivas e educacionais, e desde então, colocou-se à disposição para auxiliar na regularização e fortalecimento do terceiro setor.

Durante o primeiro mandato, Oziel exerceu funções e cargos importantes, na Casa Legislativa e no Executivo, além de, iniciar alguns projetos em parceria com a Igreja Assembleia de Deus, a exemplo do Gabinete Itinerante e do Casamento Coletivo, e com algumas entidades como a, Associação ABênção e Associação de Surdos de Camaçari (ASCAM).

O seu primeiro mandato foi marcado, também, pela ruptura com o Partido dos Trabalhadores (PT).

Em meados de 2015, com a divisão interna no PT e a falta de prestígio junto ao governo, Oziel anuncia o rompimento. E, logo após o anuncio é convidado pelo, na época, presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na Bahia, o Ex-Deputado Federal, João Gualberto para compor a legenda.  No mês de setembro, Oziel anuncia sua ida para o PSDB e posse como presidente do partido no município.

Cristão e assembleiano convicto, Oziel vivenciou na pele a discriminação e a intolerância religiosa, enquanto uma autoridade política, quando realizou uma sessão especial pela valorização da família tradicional. Sessão essa, que desde sua publicação, foi hostilizado gratuitamente, de forma contundente e organizada, por pessoas ligadas a políticos, do legislativo municipal, estadual, federal e do governo. Um verdadeiro espetáculo, armado apenas com o intuito de macular a sua imagem, atacar a família tradicional e os evangélicos.

 

PRINCIPAIS CARGOS

 

  • Presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça)por dois Biênios 2013/2014 e 2015/2016;
  • Relator da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano 2013/2014 e 2015/2016;
  • Relator da Comissão de Cultura, Desporto e Lazer (2013/2014 e 2015/2016);
  • Conselheiro do ConCidade (Conselho Municipal da Cidade) / (2013/2014 e 2015/2016);
  • Líder da primeira formação da Bancada Evangélica da Câmara Municipal;
  • Presidente do PSDB Municipal (2015 até o presente momento)
  • Delegado na majoritária do PSDB Estadual;

 

PRINCIPAIS AÇÕES

Oziel teve participação ativa para a realização de muitas ações e conquistas em seu primeiro mandato, para vários segmentos e comunidades.

Algumas delas:

  • O Reconhecimento da imunidade tributária para Igreja Assembleia de Deus em Camaçari;
  • A Renovação do Reconhecimento de Utilidade Pública para Associação Beneficente de Assistência e Desenvolvimento de Camaçari (ABADEC), antiga SOBADEC (Projeto de Lei 009/2013);
  • O Reconhecimento de Utilidade Pública municipal para o Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI) / Lei 1360/2014;
  • Realizou Audiência Pública para discutir a segurança pública no munícipio, além de iniciar apoio ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), realizado pela Policia Militar. Apoio este, que lhe conferiu uma homenagem pelas mãos do Comandante Coronel Adalberto Piton;
  • Realizou Sessão Especial em homenagem à Semana Internacional da Família e ao Dia Internacional da Família;
  • Como líder da primeira Bancada Evangélica, realizou a Sessão Especial em homenagem ao dia do Pastor Evangélico;
  • Apresentou o Projeto de Lei 052/2013 que “Altera a lei municipal n. 869, de 28 de março de 2008 que Cria a Semana da Celebração da Cultura do Movimento Evangélico em Camaçari e dá outras providências”;
  • Conquistou a execução da pavimentação asfáltica completa do bairro Parque das Palmeiras Requerimentos (Nº044/2014 e Nº043/2014);
  • Conquistou através do programa municipal Brilha Camaçari, a modernização de todo o sistema de iluminação do Parque das Palmeira, substituindo 88 lâmpadas de vapor de sódio (amarela), pelas de vapor metálico (Requerimento Nº 292/2014);
  • Conquistou a construção da Praça Flor de Lótus, no bairro da Gleba H (Nº291/2014);
  • Conquistou a revitalização da praça Alto da Caixa D´àgua, no Dois de Julho (Requerimentos Nº261/2013, Nº284/2014 e Nº 292/2015);
  • Conquistou a revitalização da praça Ponta Verde, no bairro Verde Horizonte (Requerimentos Nº235/2013, Nº252/2014 e Nº079/2015);

 

Durante o primeiro mandato foram diversas indicações para revitalização e construção de praças, muitas não foram executadas, a exemplo das:

 

  • Indicações Nº119/2013, Nº397/2014 e Nº102/2015 – Que solicita a construção da primeira praça pública do Parque Satélite.

Na época a prefeitura emitiu nota oficial, informando que o projeto arquitetônico e o primeiro esboço já estavam em fase de elaboração, com previsão de iniciar as obras no primeiro semestre de 2015. Mas, até o mês de novembro do mesmo ano, nada foi feito. O terreno continuou sendo usado para descarte de lixo e servindo de esconderijo para pessoas maus intencionadas.

 

Autor de Projetos de Leis importantes, que se tornaram lei, ainda em seu primeiro mandato:

  • PL 005/2015 – Garante o Acesso de Pessoas Surdas ao Sistema Educacional (Lei 1397/2015);
  • PL 023/2015 – Altera dispositivo da Lei 1120/2010, instituído que todo banco para ter alvará de construção já deve ter em sua planta a inclusão de biombos, se não, não terá o seu alvará liberado (Lei 1400/2015);
  • PL 024/2015 – Institui o Nome do Bairro Nova vitória no Mapa da Cidade (Lei 1401/2015);
  • PL 038/2015 – Inclui no calendário de Eventos do município o Evento Macha do bairro dos 46 (Lei 1408/2015);
  • PL 045/2015 – Altera dispositivos da lei 1392/2015 – que regulamenta a atividade de Transporte Escolar no Município adequado a realidade dos Profissionais dessa área (Lei 1392/2015);
  • Autor e idealizador do Projeto de Resolução (PR 002/2015), que Institui a Bancada Evangélica, que pode ser a primeira do estado da Bahia.

 

A Reeleição e a Presidência da Câmara


Reeleito com 2.222 votos, e o mais votado da coligação, Oziel garante chapa única à presidência da Câmara, e é eleito presidente para o biênio 2017/2018.

O biênio 2017/2018 foi bastante desafiador, entretanto, sempre observando as regras estabelecidas pela Casa Legislativa, conduziu com responsabilidade, a fim de retribuir a confiança que a população havia depositado nele.

Oziel apresentou e empenhou seus esforços para que fossem aprovados e colocados em pauta importantes projetos de lei, requerimentos e indicações, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida dos munícipes de Camaçari.

Algumas ações realizadas durante o segundo mandato, foram nas áreas da saúde, esporte, infraestrutura, educação, segurança, entre outras, a fim de cumprir os compromissos firmados junto à população camaçariense.

 

DESTAQUES DO SEGUNDO MANDATO

2017–2020

 PRINCIPAIS CARGOS

 

  • Presidente da Câmara (Biênio 2017/2018);
  • Conselheiro do ConCidade (Conselho Municipal da Cidade)
  • Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Contribuinte (2019/2020);
  • Membro da Comissão de Saúde (2019/2020);

 

Os desafios do primeiro ano de gestão e o bom andamento da Casa Legislativa


PRINCIPAIS AÇÕES COMO PRESIDENTE

Em 2017, a Câmara Municipal de Camaçari iniciou os trabalhos com dois vereadores a mais, passando de 19 para 21. Com a mesma receita da gestão anterior e despesa superior, o novo quadro exigiu do presidente Oziel habilidade para receber os dois novos vereadores e seus assessores. Oziel, administrou os recursos públicos com responsabilidade, sem afetar a qualidade do atendimento ao cidadão e as condições de trabalho dos servidores.

Oziel começou a gestão reduzindo todos os valores dos contratos existentes na Câmara, além de extinguir o que considerou desnecessário, a exemplo de um dos contratos na Coordenação de Tecnologia e Informação.

No plenário, visando a economia dos recursos públicos que são aplicados nos contratos de manutenção e de terceirização, Oziel apresentou uma Emenda à Lei Orgânica, N° 001/2017, que consiste na autorização da contratação da mão-de-obra temporária através do Reda para a Câmara Municipal de Camaçari.

Através da contratação do Reda para o serviço de apoio da Câmara, foi possível fazer a devida economia, que permitiu reajuste salarial, tanto para os efetivos quanto para os comissionados.

NOTA: Assista ao vídeo de prestação de contas realizada na última sessão.

 

PROGRESSO NA COMUNICAÇÃO E MUITAS MUDANÇAS ESTRUTURAIS

A TV Câmara

Uma importante ferramenta de comunicação para dar publicidade e transparência às ações do legislativo municipal é a TV Câmara. Anteriormente, somente os assinantes de uma tv a cabo tinham esse tipo de acesso. Com a gestão de Oziel, e a mudança do padrão analógico para o digital, a TV Câmara precisou se adequar à nova realidade, substituindo os equipamentos ultrapassados, o que possibilitou inúmeros avanços para a Casa Legislativa e para o cidadão. O desligamento do sinal analógico teve data determinada para ser realizada, o que exigiu da gestão, muita competência e agilidade para adequação, que se deu através de processo licitatório.

Uma grande conquista foi a Casa conseguir, com um valor abaixo do que era praticado pela na gestão anterior, contratar não somente a mão-de-obra, mas também todos os equipamentos para funcionamento 24 horas do canal. Com o novo contrato, a Câmara conseguiu reduzir cerca de R$ 100 mil/ano, uma economia de 5% aos cofres públicos.

Alguns avanços foram imediatos, além da economia aos cofres públicos:

  • Todas as pessoas com Smartphone e acesso à internet passaram ter mais opções para acompanhar as atividades realizadas em plenário;
  • Transmissão via Facebook e YouTube, em tempo real, garantindo a transparência total dos assuntos discutidos em plenário;

Ainda no mesmo ano, a TV Câmara avançou na tecnologia, transparência e inclusão.

  • Transmitiu a primeira sessão com tradução simultânea em Libras;
  • Inovou transmitindo, ao vivo, o desfile do aniversário da cidade, em 2017,
  • Transmitiu ao vivo, 03 atividades externas da Casa, como a Sessão Itinerante, em Vila de Abrantes; uma audiência pública e uma sessão especial, ambas na Cidade do Saber.
  • Criou também, novos programas de televisão criando cenários;
  • Reestruturou as salas de edição de vídeo, jornalismo, almoxarifado e coordenação;

 

Site Institucional / Portal da Transparência / Sistema de Ouvidoria

Para proporcionar ainda mais transparência e acessibilidade ao cidadão, foram realizadas atualizações fundamentais nos principais canais de participação, atendendo à Lei Nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações previsto pelo inciso II do § 2º do art. 216 da Constituição Federal.

  • Nova interface para o site institucional e portal da transparência, além da implantação do Sistema de Ouvidoria On line, permitindo a participação do cidadão através de seu smartphone de qualquer lugar.

  Reestruturação Física da Câmara

Em 2017, Oziel proporcionou à Câmara melhorias na sua estrutura física, a fim de otimizar o atendimento ao cidadão. Dentre elas:

  • A ligação da rede de esgoto da Casa à rede pública;
  • A criação de dois gabinetes para os novos vereadores da Casa;
  • Novo layout de todo setor administrativo com substituição completa de portas e divisórias e readequação de novos setores, pintura interna e externa;
  • Manutenção elétrica e hidráulica, entre outras;
  • Realização da manutenção do telhado;
  • Transferência dos botijões de gás para uma área reservada e mais segura;
  • Criação de uma nova galeria de todos os presidentes que passaram pela casa, reconhecendo a importância e colaboração que todos tiveram para o nosso município

Sem esquecer a comunicação interna, a Casa recebeu;

  • Sinalização em todos gabinetes e setores, com placas, orientando aos servidores e população que procuram atendimento no local, incluindo sinalização de placas aéreas;

Convocação dos Aprovados em Concurso Público

Durante os dois anos de gestão como presidente, Oziel contratou 13 novos servidores, conforme edital de Concurso Público Nº 01/2015 e Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público. Com essa iniciativa, a Câmara atende a mais um princípio democrático: a igualdade de oportunidades para o ingresso no serviço público.

Parcerias Importantes

Reafirmando o compromisso com toda a sociedade camaçariense, como presidente Oziel firmou parcerias importantes, a fim de otimizar os serviços prestados à população.

  • Tribunal Regional Eleitoral (TRE): Cessão de funcionários da Câmara, através de um termo de parceria e cooperação técnica, que assegurou o apoio da Casa Legislativa ao processo de recadastramento biométrico do eleitorado do município.
  • Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), conhecido como Balcão de Justiça e Cidadania: Cessão de servidores com objetivo acelerar os serviços prestados pela instituição e melhorar o atendimento ao público. O Cejusc funciona como um mecanismo de democratização do acesso à Justiça, e oferece serviços gratuitos à população economicamente menos favorecida, com orientação jurídica e realização de audiências, aplicando resoluções de conflitos na área de família (divórcio, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade) e cível (conflito de vizinhança e cobrança de dívidas), entre outros.

As comemorações dos 70 anos da Câmara


Durante o biênio em que esteve como presidente, no ano de 2018, a Câmara completou 70 anos de história. A gestão de Oziel, promoveu uma programação especial, para valorizar todos aqueles que de alguma forma colaboraram nas tomadas de decisão e conduziram a Casa Legislativa. Além de, reforçar também o compromisso com o povo e constante comprometimento com o futuro de Camaçari.

  • Sessão Especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com o tema: A Mulher e Suas 1.001 Atividades, a sessão foi dirigida pela vereadora Fafá;

“O objetivo é falar sobre a jornada tripla das mulheres, alertando sobre sua saúde física e mental, ocasionada por esta sobrecarga”

  • Sessão Solene em Homenagem aos Servidores da Casa, com entrega de troféus;
  • Encontro Especial com a Imprensa. O evento teve como tema “A Câmara e os Processos de Comunicação – Mantendo a Sociedade Informada”. A palestra foi ministrada pelo jornalista Jefferson Beltrão;
  • Sessão Solene em Homenagem aos Ex-Presidentes da Casa Legislativa, a fim de lembrar sua importância no processo democrático do município.

PRINCIPAIS AÇÕES COMO VEREADOR

 

  • Realizou Sessão Especial em homenagem “500 Anos da Reforma Protestante, através da Bancada Evangélica;
  • Realizou Sessão Especial externa, para discutir a implantação do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec) Industrial;
  • Retomou a Câmara Itinerante, com sessão realizada em Vilas de Abrantes;
  • Conquistou a doação de uma ambulância para o município, através de uma emenda impositiva, pelo mandato do Deputado Estadual Samuel Junior;
  • Conquistou a execução da pavimentação da Rua das Mangabeiras Gleba B; (Indicação 711/2017)
  • Conquistou a execução da pavimentação de 10 ruas – Loteamento Canto dos Pássaros/ Barra do Jacuípe;
  • Conquistou a execução da pavimentação da Rua São Matheus – Parque das Mangabas (Indicação 546/2018);
  • Conquistou a execução da pavimentação de 10 ruas – Loteamento Bosque Guaraípe – Barra do Jacuípe;
  • Conquistou a Reforma da Escola Eliza Dias de Azevedo (Indicação 501/2018)

Algumas indicações se mantiveram em tramitação. São elas:

  • Indicação N° 358/2017 – A criação de uma Base Comunitária da Polícia Militar na Orla;
  • N° 237/2017 – Implantação de Escola Municipal Bilíngue de Língua Portuguesa e Libras;
  • Indicação N° 120/2017 – A criação de um Hospital Veterinário no Município;
  • Indicação N° 317/2017 – Pavimentação Asfáltica entre os Condomínios Penha E Mutá;

 

 

GABINETE INTINERANTE

Atender diretamente ao cidadão é um compromisso firmado e cumprido, por Oziel em seu mandato.

Sua equipe atende, no gabinete da Câmara Municipal de Camaçari, dezenas de pessoas por dia, prestando orientações e esclarecimentos nas mais diversas áreas, como saúde, jurídica e previdenciária, totalizando, entre 2017 e 2018, cerca de 2.500 atendimentos.

E, pensando em se aproximar ainda mais da população, o Oziel realizou, em 2017 e 2018, 12 gabinetes itinerantes, atendendo cerca de 1000 pessoas. As ações aconteceram nas comunidades de Parafuso, Vila de Abrantes, Monte Gordo, Canto dos Pássaros, Condomínio Caminho do Rio e no Jardim Limoeiro, entre outras. A iniciativa consiste em levar às comunidades mais carentes da sede, orla e distritos de Camaçari serviços gratuitos como: atendimento jurídico, aferição de pressão, teste da glicemia, corte de cabelo, vacinação, atendimento odontológico, entre outros.

 

ATUAÇÃO JUNTO AO PÚBLICO EVANGÉLICO

Com o apoio de Oziel, a Assembleia de Deus em Camaçari realizou, entre os anos de 2017 e 2018, dois casamentos coletivos, concretizando o sonho de 141 casais. As cerimônias foram realizadas pela igreja, que providenciou a decoração e as fotos para os casais. Além dos Casamentos Coletivos, através do seu mandato foram apoiados cerca de 50 eventos para o público evangélico, entre eles:

  • Impactos evangelísticos, congressos e caminhadas.

ESPORTE

Camaçari tem Atleta

Oziel, acreditando no talento, dedicação e esforço dos atletas do município, tem incentivado e apoiado vários eventos esportivos, bem como, tem colaborado na manutenção de projetos, a exemplo, do Projeto Livres. No plenário, apresentou requerimentos, indicações e projetos de lei que visam fomentar ações na área do esporte e lazer. Dentre eles estão:

  • Projeto de Lei N°051/2017 – Que institui e inclui o Trilhão de Mountain Bike do Camaçari Bike Adventure-CBA, no Calendário de Eventos de Camaçari.
  • Projeto de Lei Nº 016/2017 – Que institui e inclui, no Calendário de Eventos Oficiais do Município, a realização de uma das etapas do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu e Judô.

 

CULTURA

Camaçari é um município rico em cultura e cheio de pessoas talentosas. Pensando nisso, Oziel fez indicações que têm valorizado os nossos artistas, a exemplo dos músicos.

No plenário, apresentou um projeto de lei, que visa estimular os músicos da região, através do festival de bateristas e baterias, o “Drummers e Drums”, aproximando-os de profissionais renomados do cenário nacional, promovendo workshops, comercialização de produtos, entre outros.

Camaçari já sediou o Drummers e Drums por três vezes, com a presença de profissionais de renome nacional. A ideia é ampliar o evento a nível estadual, tendo como base Camaçari, valorizando os músicos e a cultura do nosso município.

  • Projeto de Lei nº 010/2017 – Que inclui no Calendário Oficial de Eventos de Camaçari, o Drummers e Drums Festival,

 

SOCIAL

Da Criança ao Idoso

Sempre atento as questões sociais e para garantir o bem-estar da criança ao idoso. Em seu segundo mandato, também participou, a convite do Desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim, Corregedor Geral da Justiça, de algumas reuniões para discutir políticas públicas voltadas para a infância e juventude, em especial para menores usuários de substâncias psicoativas.

Fruto das reuniões, Oziel apresentou indicações importantíssimas, que beneficiam não só as crianças, mas também os idosos.

São elas:

  • Indicação n°316/2017 – Indica a criação de uma Casa de Acolhimento à Criança e ao Adolescente no município de Camaçari. A casa terá como principal objetivo, ressocializar crianças e adolescentes que enfrentam problemas com as drogas.
  • Indicação N° 194/2017 – Indica a construção de uma Casa de Repouso para Idosos no município

 EDUCAÇÃO

Por uma Educação com mais inclusão e segurança

Pensando na educação das crianças de Camaçari e em proporcionar tranquilidade aos seus pais, Oziel indicou, ao chefe do Poder Executivo, a construção de creches e pré-escolas. No início de outubro de 2018, o prefeito assinou ordem de serviço para a construção de seis unidades, uma delas:

  • Indicação Nº 565/2018 – Indica construção de Creche na Avenida Industrial Urbana, contemplando os moradores dos Condomínios Lucaia, Praia da Penha e Mutá.

Em 2017, Oziel cobrou à secretária da Educação (Seduc), Neurilene Martins, a contratação de intérpretes de libras para as salas de aula do município, através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Em Camaçari, foi sancionada, no dia 06 de julho de 2015, a Lei Nº1397/2015 que trata da garantia do acesso das pessoas surdas ao sistema municipal de educação. O projeto desta lei foi apresentado por Oziel, na Câmara Municipal. Segundo a redação da Lei, as unidades municipais de ensino deverão garantir às pessoas surdas o acesso à comunicação, informação e educação nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação.

SAÚDE

Na área da saúde, Oziel fez importantes indicações para atender às comunidades mais carentes.

Uma dessas indicações, foi resultado da realização do gabinete itinerante no bairro do Jaraguá, onde os moradores reivindicaram a reativação do posto médico, que ficava mais próximo da comunidade.

  • Indicação Nº 1098 – Que solicita a reativação dos atendimentos no Posto Médico que atende a comunidade do Jaraguá, localizado na Lama Preta”.

Em fase de conclusão.

Aguarde por mais informações em breve!

Atualizado em: 22/10/2019

Confira as principais ações do mandato do vereador Oziel acessando as principais notícias e os Projetos de Leis, indicações e requerimentos apresentados.

 *******************************************************************************************

Endereço: Câmara Municipal de Camaçari – Rua de Contorno do Centro Cultural, s/n – Centro, Camaçari, Bahia, CEP: 42800-907

Fone: 71 3621.6133
______
ASCOM – Gabinete Ver. Oziel
YouTube: Oziel Araujo