Secretário da Fazenda apresenta cumprimento das metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2018

A audiência pública para apresentar as Metas Fiscais do 1º Quadrimestre de 2018 do Poder Executivo foi realizada na manhã desta quarta-feira (30), na Câmara de Camaçari, a fim de dar ciência à sociedade dos números das despesas e receitas do município neste período.

“Esta é uma atividade importante porque podemos examinar os números e encontrar as soluções necessárias para cada problema, sempre discutindo com esta Casa”, iniciou o secretário municipal da Fazenda, Joaquim Bahia.

Segundo dados apresentados pelo gestor da pasta, as despesas correntes de 2018 tiveram crescimento de 16,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Para cumprir as normas legais, os municípios devem aplicar, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde, no mínimo 15% da arrecadação dos impostos e das transferências. Camaçari, segundo os dados apresentados, destinou 16,54%, no primeiro quadrimestre deste ano.

Na área da educação, foram investidos no primeiro quadrimestre, 20,04%, dos 25% exigidos. “Nos primeiros quatro meses do ano, isso é normal, ele é menor se comparado ao restante do ano. Contudo, as despesas com a educação tendem a crescer no decorrer do ano”, explicou o secretário.

Após os números apresentados, os vereadores participaram com perguntas feitas ao secretário. O vereador Jackson Josué (PT) indagou sobre o valor que o município tem em caixa, atualmente. Segundo o secretário Joaquim Bahia, Camaçari possui disponibilidade livre de movimentação de R$ 130 milhões. “Porém, temos a necessidade de aplicação com gastos em educação, contabilizado em mais de R$ 50 milhões, que serão abatidos neste saldo. Em maio, inicia-se o período de restituição do Imposto de Renda, entre outras despesas”, explicou.

“E temos que considerar que, no primeiro quadrimestre do ano, há um pico de arrecadação com o IPTU que, de agora em diante, cai consideravelmente. Precisamos ter uma reserva para que o município possa cumprir seus compromissos”, finalizou.