Sessão Especial sobre Doença Falciforme mobiliza Câmara de Vereadores

No dia 27 de outubro foi comemorado o Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme e a Câmara Municipal de Camaçari não poderia ficar de fora de um debate com tamanha importância. O tema foi discutido em Sessão Especial realizada nesta quarta-feira (30/10), proposta pelo vereador Dílson Magalhães (PSC) (foto).

A doença falciforme é uma alteração genética, caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante que provoca a distorção dos eritrócitos, fazendo-os tomar a forma de “foice” ou “meia-lua” e entope a artéria impedindo a passagem de oxigênio. As doenças falciformes mais frequentes são a anemia falciforme, a Talassemia, dentre outras. Na Bahia o número de pacientes que nascem com esta patologia é, em média, 600 casos para cada cidadão.

Convidada para a sessão, a coordenadora do Programa de Anemia Falciforme de Camaçari, Neide Almeida, falou sobre a prevenção e causas da doença. “A maior preocupação é com relação ao diagnóstico que deve ser feito através do exame conhecido popularmente como teste do pezinho. O problema é que muitas vezes alguns sintomas aparecem e o diagnóstico é feito incorretamente pelo próprio paciente. É preciso identificar o tipo de anemia para indicar o tratamento correto” explicou à coordenadora.

Já a médica hematologista, Maria Mercedes, falou da importância da humanização nas Unidades de Saúde. “É necessário que os profissionais de saúde que atendem estes pacientes os tratem com respeito. Acho que os investimentos em prevenção são de extrema necessidade”, defendeu.

O presidente da Associação Camaçariense de Pessoas com Doença Falciforme, Ademário Ribeiro, falou da importância de discutir o tema na Casa Legislativa. “Esta é uma luta de anos, temos um grupo grande de pessoas com anemia falciforme em Camaçari, não precisamos de favores e sim de atenção e ações, para que nossa situação seja resolvida e as pessoas continuem tendo um tratamento adequado” declarou.

O vereador Marcelino (PT) sugeriu que representantes da saúde do município se reunissem com a Comissão de Saúde da casa legislativa para discutir medidas para atender as pessoas que necessitam destes cuidados. De pronto, a vereadora Professora Patrícia (PT), presidente da Comissão, convocou membros da sociedade, os representantes da saúde presentes na sessão, para uma reunião na próxima terça feira (05/11). O objetivo é discutir ações imediatas para indicar ao executivo municipal.

O vereador Dílson Magalhães (PSC) ainda durante a sessão informou que vai debater com os demais parlamentares, um projeto de lei que possa beneficiar os portadores da doença. “Precisamos olhar por essas famílias, elaborar ações que possam garantir algum auxílio, principalmente no sentido de prevenir o desenvolvimento dessa doença”, finalizou o edil.