Situação ambiental de Camaçari é tratada em Sessão Especial

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho e em homenagem à data a Câmara de Camaçari realizou, na manhã desta quinta-feira (07), Sessão Especial sobre o tema. O vereador Niltinho (PR), que solicitou a atividade, presidiu o evento e destacou a importância de um meio ambiente saudável e protegido para o bem-estar da população. “Proteger o meio ambiente é cuidar de todos nós”, afirmou.

Em seguida, o vereador deu espaço para a apresentação do maestro Fredson Rocha com um coral infantil da Casa da Criança. Enquanto ocorria a apresentação, os vereadores juntamente com alunos da Escola Municipal Maria Quitéria foram à área externa da Casa para plantarem duas novas árvores.

A sessão contou ainda com participação de diversos palestrantes que trataram de diferentes temas. O sócio proprietário do Espaço Ecológico Arborize e Diretor Presidente do Instituto Arborize, Durval Aguiar, foi o primeiro a utilizar a tribuna e ressaltou que a defesa ambiental é um trabalho coletivo. “É preciso a participação de toda a sociedade e muito esforço para proteger o lugar em que vivemos”, defendeu.

O gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga e especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do INEMA, Geneci Braz, pontuou que Camaçari possui quatro APAs, fruto da diversidade ambiental do município. Entre os principais problemas ambientais enfrentados na cidade, ele destacou a expansão urbana desenfreada. “Muitas APAs estão sendo invadidas e é preciso que o município junto com o Estado possa atuar para proteger essas áreas”, alertou.

Fizeram uso da palavra ainda o coordenador de Proteção Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Tomaz Miranda; o presidente do SOS Dunas de Abrantes, Marcos Anunciação; o diretor executivo do Instituto Fábrica de Florestas, Álvaro Oyama; o voluntário do Greenpeace, Rodrigo Santos; o integrante do Movimento Gera Movimento, Elio Júnior; e a integrante da SOS Dunas, Ana Maria Marin.

Ao final da sessão, os vereadores ainda entregaram placas de agradecimento a cada um dos palestrantes pelo trabalho importante que é feito no município na área ambiental.

tv CÂMARA


21.06 | 22ª Sessão Ordinária – 21/06/2018
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do Facebook