Tenda do Povo: moradores denunciam insuficiência de serviços públicos na Gleba E

O projeto Tenda do Povo, uma iniciativa do Vereador Júnior Borges, existe há mais de um ano e tem como objetivo visitar os bairros de Camaçari para conhecer melhor a realidade de cada local, oferecendo ainda atendimento gratuito nos campos jurídico, social e médico. Nesta sexta-feira (15/04), esteve no bairro Gleba E, que oficialmente, desde 2012, se chama Dr. Ulysses Guimarães.

O bairro Gleba E, como é popularmente conhecido, foi criado por conta do elevado número de imigrantes de todas as regiões do Brasil que chegavam na cidade de Camaçari em busca de emprego, e consequentemente causavam superlotação nos principais bairros existentes na época.

Hoje o local passa por sérias dificuldades tão graves quanto o motivo pelo qual foi criado. Os moradores relatam insuficiência de serviços básicos como saúde, educação, segurança, infraestrutura, transporte, coleta de lixo entre outros.

A secretária de escola, Cleia de Jesus conta que o problema mais difícil de enfrentar é o caos instaurado na saúde “falta remédios, profissionais e até água para tomar um comprimido, como vamos cuidar da saúde se não encontramos atendimento adequado? ” Questiona a moradora.

DSC05428

O transporte foi o segundo campeão de reclamações. A comerciante conhecida como Marcia da Pizza, aponta que não há respeito aos idosos entre outras infrações “eles vêm cheios, em toda velocidade, e quando tem um idoso não param, ainda dizem: ‘não vai pagar, espera’”, afirmou.

Um dos pontos críticos do bairro é o caminho 15, onde existe um córrego que não recebe a devida drenagem, portanto nos períodos chuvosos o alagamento do local é garantido, segundo a comerciante Glaucia Ligger. “O córrego está cheio de lixo, quando chove alaga a casa de todo mundo, já pedi a limpeza e até hoje ninguém fez nada” informou.

Os moradores pediram instalação de lâmpadas, limpeza de ruas, mais rondas policias e manutenção na praça que tem uma quadra alagada com telas danificadas e balanços muito altos para as crianças menores. O vereador Júnior Borges como sempre acompanhou o projeto para conversar com os moradores e anotou as reivindicações dos moradores para fazer indicações e requerimentos adequados.

marcad'aguamenor