UFBA assina acordo para implantar campus em Camaçari nesta terça

A partir desta terça-feira (27/3) Camaçari dá início a uma nova fase na educação. É que será assinado o Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Prefeitura de Camaçari. O documento garante o funcionamento imediato da instituição no município, que inicialmente será na Cidade do Saber, com a oferta de 100 vagas para o Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciência, Tecnologia e Inovação. Além das presenças do prefeito, Elinaldo Araújo, e do reitor, João Carlos Salles, o ato será acompanhado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. A cerimônia está marcada para as 11h.

O funcionamento na Cidade do Saber será temporário, até que a sede própria da universidade passe pelas reformas necessárias. O local definitivo será no antigo Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Ceped), situado na BA-512, um dos acessos ao município.

Com um projeto político-pedagógico em que será usado o modelo de formação por ciclos, o ingresso na UFBA será por meio do BI em Ciência, Tecnologia e Inovação, com três anos de duração, e só depois os alunos poderão escolher entre um dos cinco cursos da área de engenharia. As opções são nas áreas de energia, materiais, controle e automação, automotiva e computação.

No momento, a instituição se dedica à construção de um calendário acadêmico especial para o campus de Camaçari, e a expectativa é de que as aulas iniciem ainda este semestre. A instalação da UFBA em Camaçari já é muito comemorada pelo governo, que não mediu esforços para a concretização desse sonho. A autorização para implantação foi publicada na última sexta-feira (23/3), no Diário Oficial da União de nº 57.