Vereadores acompanham cortejo da Lavagem de Jauá

Começou nesta sexta-feira (24/01) a Lavagem de Jauá, na orla de Camaçari. A festa, que tem como padroeiro Bom Jesus dos Navegantes, segue até segunda (27/01). Vários vereadores marcaram presença no evento que encerra os festejos populares do mês de janeiro.

Os Filhos de Gandhi, acompanhados das tradicionais baianas, abrilhantaram o cortejo de abertura. Para a vereadora Professora Patrícia (PT), o evento fortalece a cultura local. “É importante marcar presença porque nossa cultura é perpetuada nestes eventos. Essa festa tem a ver com nossa ancestralidade. Participar dela é fortalecer essa herança”, pontuou.

Jauá tem um dos maiores percursos entre as lavagens da orla de Camaçari. Mesmo assim alguns populares fazem questão de participar. Há ainda pessoas que fazem da festa um momento para melhorar a renda, como é o caso da ambulante Mônica Carvalho.

“Estou aproveitando a oportunidade para ganhar um dinheiro extra. É época de comprar material escolar das crianças”, contou, revelando para onde vai investir o recurso ganho com a venda de refrigerantes e cervejas.

O vereador Elias Natan parabenizou a comunidade de Jauá pelo engajamento. “Dá para que as pessoas se comprometem para que o evento seja satisfatório. A comunidade está de parabéns por fazer questão de perpetuar a cultura local”, ressaltou.

Também estiveram presentes os vereadores Marcelino (PT) Gilvan Souza (PT), Junior Borges (DEM), Wilton de Ferrinho (SDD), Jorge Curvelo (DEM), Elinaldo (DEM) e Zé do Pão (PTB).