“A educação é responsável pela mudança social”, diz especialista, em Sessão Especial sobre Educação Especializada para Criança e Adolescente
Representantes dos poderes Legislativo e Executivo, profissionais das áreas da infância e adolescência, pais e estudantes participaram, nesta quinta-feira (05), da Sessão Especial sobre Educação Especializada para Criança e Adolescente, realizada pela Câmara de Vereadores de Camaçari.
A atividade, sediada no Teatro Alberto Martins, foi presidida pela Comissão de Educação e Assistência Social da Casa Legislativa, composta pelos vereadores Bispo Jair (PRB), presidente da Comissão; Rui Magno (DEM), membro da Comissão; e Flávio Matos (DEM), relator da Comissão e proponente da sessão especial.
“Temos diversas políticas públicas no município voltadas para a criança e o adolescente. Sabemos que a educação é uma ferramenta importante, que pode economizar recursos públicos, seja na saúde, na prevenção a qualquer tipo de problema, principalmente na orientação dos nossos jovens para que não sigam caminhos ruins”, proferiu o vereador Flávio Matos.
A sessão especial contou com a explanação de Roberto Andersen, professor, escritor, psicanalista e pesquisador em Neurociência Cognitiva. Dentre vários títulos como Especialista, Mestre e Doutor, Andersen também tem livros publicados nas áreas da educação, sexualidade, inclusão escolar, inteligência, contos e reflexões; e também é membro da Academia de Ciências de Nova York. “Se olharmos de maneira cuidadosa, a educação é responsável pela mudança social”, iniciou o palestrante.
Na ocasião, Dr. Roberto Andersen apresentou alguns desafios na educação, principalmente aqueles enfrentados por pessoas com dificuldade de aprendizagem, as com problemas neuropsíquicos, como autismo, síndrome de down ou deficiência em geral. “Além de termos o desafio da inclusão, temos o desafio do desconhecimento, o que tem provocado a exclusão desses alunos”, iniciou o neurocientista.
“Temos que colocar dentro das nossas aulas tradicionais alunos com deficiência. É o nosso maior desafio, que não ocorre somente aqui no Brasil, como em todo mundo. Apesar de toda técnica maravilhosa aplicada numa escola especializada, não tem o mesmo efeito quando este mesmo aluno convive com outros de uma escola regular. Porque ele olha pro lado e vê o que todos os outros conseguem fazer que ele não consegue, então, o cérebro vai trabalhar pra corrigir”, explicou.
Dr. Andersen continuou a palestra destacando a importância da família no processo de aprendizagem da criança e do adolescente, entre outras atitudes que devem ser tomadas pelo educador, especialistas e familiares.