Alegria e muita vitalidade marcam Sessão em homenagem aos idosos
Os idosos de Camaçari lotaram o plenário da Câmara Municipal e deram uma lição de vitalidade e alegria durante a Sessão Especial em homenagem ao Dia do Idoso, na manhã desta quarta-feira (23/09). Mas estes foram apenas alguns dos ingredientes que deram uma pitada especial ao evento, proposto pelo vereador Oto da Farmácia (PSD).
Para falar sobre protagonismo e empoderamento da pessoa idosa, foi convidada a assistente social, Maria Salete da Silva, representando a superintendente de Apoio a Defesa dos Direitos Humanos, Anhamona da Silva Brito. Na oportunidade, ele destacou que o empoderamento parte da auto identificação da pessoa como idosa. “No Brasil temos a cultura da não valorização dos idosos, o que dificuldade a aceitação dessa etapa da vida de maneira mais tranquila. A velhice não é o fim, mas sim uma nova forma de encarar a vida, conhecendo os direitos e convivendo com as limitações naturais”, defendeu.
A sessão contou ainda com a participação de Aurenita Castilho, subsecretária de Desenvolvimento Social de Camaçari, que falou sobre as políticas públicas para os idosos como forma de garantir visibilidade aos mesmos na sociedade; da assistente social Maria Júlia Inácio, coordenadora do Conviver, que apresentou as ações e projetos da instituição para a valorização e participação dos idosos, além de outros participantes.
Também foram feitas homenagens a personalidades do município que contribuem para a cultura local, como a escritora Maria Conceição da Cunha, de 82 anos e autora do livro “Poesias Reunidas”, e Francisca Batista dos Santos, 94 anos, representando todos os idosos. A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Camaçari, Ormarina de Carvalho Batista, também foi homenageada pelo trabalho de valorização realizado no município.
Para o vereador Oto da Farmácia, proponente da sessão, a intenção do evento foi alcançada. “Nossa proposta é intensificar os debates sobre ações responsáveis para os idosos, que valorizem e reconheçam o trabalho e a contribuição deles para a cidade. Como representantes de um poder público, precisamos estar atentos a toda e qualquer questão que envolva esta parcela da nossa população”, concluiu.
Também fizeram uso da palavra os vereadores Bispo Jair (PRB), João da Galinha (PRTB), Jackson, Pastor Neilton (PSB) e Gilvan Souza (PT). O evento contou ainda com apresentações culturais, como Samba de Roda e Dança de Salão.