Alegria e participação popular marcam lavagem de Arembepe
As ruas de Arembepe estiverem cheias de pessoas nesta sexta-feira (04/03), que seguiram o cortejo que deu início à lavagem da localidade. O evento, em homenagem ao padroeiro, São Francisco de Assis, encerra o calendário dos festejos populares do município.
Para a professora Cláudia Santana, participar da festa já é uma tradição. “Eu moro em Alagoinhas, mas todo ano participo, é encantador ver as baianas uma com a vestimenta mais bonita que a outra, o povo demonstrando fé e respeito ao padroeiro”, contou.
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelino (PT), morador de Arembepe, é importante seguir todo o percurso para preservar a cultura da localidade. “Este é um ano importante para Camaçari, por isso viemos aqui hoje pedir ao padroeiro sabedoria para conduzir os trabalhos legislativos nesta festa que conta com a participação de toda a comunidade”, declarou.
Um dos destaques da lavagem foram os equipamentos que garantiram a acessibilidade e a participação de cadeirantes, que acompanharam de perto o cortejo. O vereador Gilvan Souza (PT), que defende a causa na Casa Legislativa, falou sobre o tema. “Temos que lutar para que isso seja uma tradição, para que seja um direito respeitado. Os cadeirantes podem participar desta lavagem, que é uma festa tradicional do município como qualquer outra pessoa”, pontuou.
Para o vereador Junior Borges (DEM), o percurso é abrilhantado pela alegria das pessoas que se preparam para a festa. “Esta é uma das lavagens mais esperadas do município, as pessoas encaram o percurso com disposição e alegria, a comunidade se prepara para esta festa linda Desejamos que os dias de festa sejam de paz”, pontuou.
Prestigiaram o evento os vereadores Jackson Josué, Professora Patrícia (PT), Teo Ribeiro (PT), Oto da Farmácia, Wilton de Ferrinho, Elias Natan (PV), Elinaldo (DEM), Marcelino (PT), Jorge Curvelo (DEM), Zé do Pão (PTB) e Otaviano Maia (PT).