Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Ampla participação popular marca audiência pública sobre o Minha Casa Minha Vida

 

Com cerca de quatro horas de duração e marcada por ampla participação popular, a Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (07/05), audiência pública para discutir o andamento do Programa Minha Casa Minha Vida no município. A audiência foi presidida pelo vereador Elinaldo (DEM).

Os questionamentos dos vereadores e dos populares inscritos foram direcionados para o responsável pelo setor de Habitação da Caixa Econômica Federal, Luiz Carlos, e para o secretário Municipal de Habitação, João Bosco. Dentre as dúvidas recorrentes estavam questões relacionadas aos critérios de escolha dos beneficiados e as soluções para questões de infraestrutura das unidades habitacionais.

O vereador Marcelino (PT), por exemplo, apontou algumas queixas apresentadas pelos presentes e sugeriu que fosse feita uma de vereadores e representantes da Prefeitura Municipal para acompanharem de perto as demandas nas unidades.

Uma das denúncias feitas por populares é que alguns apartamentos já foram entregues, mas os beneficiados não estão residindo no local. Em resposta, o secretário João Bosco destacou que é importante identificar as casas fechadas, não que esta fiscalização precisa ser feita.

“É difícil termos certeza de que não há morador. Em alguns casos, o apartamento está fechado, mas tem cortinas, por exemplo. Muitos falam que não tem ninguém morando, mas temos que verificar para que não seja feita uma injustiça. Se for constatado que a pessoa não se mudou de fato, vamos ter que transferir a casa para quem precisa”, pontuou o secretário.

Para o vereador Elinaldo (DEM), o debate foi proveitoso. Para ele, o próximo passo será a criação de uma comissão de vereadores para acompanhar o andamento das questões levantadas durante a audiência.

“Podemos dizer que tivemos 70% de aproveitamento. Demos oportunidade para que os moradores expusessem suas necessidades em relação ao assunto, cumprimos a função do Poder Legislativo que é acompanhar e estabelecer a ponte entre os cidadãos e o poder público”, declarou o edil.