Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

ANEMIA FALCIFORME – Sessão especial discute assistência e direitos da pessoa com a doença

Acontece nesta sexta-feira (27/10), às 9h, Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional dos Direitos das Pessoas com Anemia Falciforme. Proposta pelos vereadores Gilvan Souza e Dilson Magalhães Jr, a sessão colocará em plenário a discussão sobre a assistência e a garantia dos direitos da pessoa com a doença.

O tema será debatido por médicos e especialistas que vão mostrar possibilidades para as pessoas que vivem com Anemia Falciforme. Haverá ainda a participação de uma moradora de Camaçari e estudante de direito que fará o relato sobre os desafios e possibilidades de quem vive com a doença.

Dentre os participantes está a hematologista Maria Mercês, que abordará os aspectos gerais da doença, o cirurgião plástico Walber Menezes, que falará sobre o uso de células tronco no tratamento de úlceras e feridas, e o psicólogo Pedro Paulo Pinto, que vai falar sobre o funcionamento da Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme). Participam ainda da sessão o secretário municipal da Saúde, Elias Natan, e o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Paulo Costa.

Estima-se que 2 milhões de pessoas tenham Anemia Falciforme na Bahia. Em Camaçari, a estimativa é de 500 pessoas, das quais 251 foram diagnosticadas e fazem o acompanhamento na Unifal, unidade que conta com uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiro, psicólogo, assistência social, hematologista pediatra, hematologista adulto e nutricionista.