Após acordo, Bahiafarma produzirá medicamentos para hepatite C e Aids
Um acordo de transferência tecnológica firmado ontem (12) entre o governo estadual e o laboratório Gilead Sciences garantiu à Bahiafarma a produção e exclusividade na distribuição para todo o país de medicamentos para hepatite C e Aids. Com isso, o Brasil amplia e ganha uma nova alternativa para o fornecimento desses remédios, que devem chegar ao Sistema Único de Saúde (SUS) com custo menor do que o praticado atualmente. a parceria, que também prevê a comercialização e futura transferência de tecnologia a outros mercados internacionais, foi comemorada pelo governador Rui Costa.
“Nós demos um passo importante. São duas doenças, com muitas vítimas, e orgulha muito a Bahia ter a liderança na produção desses medicamentos. Além de gerar empregos para os baianos na Bahiafarma, vamos ajudar a salvar milhares de vidas não só na Bahia, mas no Brasil inteiro”, afirmou.
Atualmente, cerca de 734 mil pessoas são portadoras do vírus HIV no Brasil, com 589 mil diagnosticadas e 404 mil utilizando o tratamento antirretroviral.
Fonte: Bahia Notícias
Foto: Raul Golinelli / GOVBA