Arembepe retoma lavagem e festival após 2 anos de pandemia
Após o período de dois anos de isolamento como medida preventiva contra o vírus da Covid-19, agora foi a vez de Arembepe voltar com a procissão em homenagem a São Francisco de Assis. O cortejo, liderado pelas tracionais baianas, saiu da Igreja Nossa Senhora da Conceição, na Volta do Robalo, e seguiu pela Rua Direta até a Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Arembepe.
A procissão contou com a participação de diferentes grupos culturais, como grupos de samba de roda, de capoeira, de percussão, entre outros. Para o mestre de capoeira Ismael dos Reis, o retorno da procissão foi muito bonito. “Fico feliz com o retorno desta manifestação popular. A procissão esse ano foi muito bonita e os grupos culturais estavam todos bastante animados”, relatou.
A Câmara de Camaçari também se fez presente no evento, com diversos vereadores prestigiando o cortejo. Um deles foi o vereador Mar de Areias (União), que disse que a lavagem de Arembepe é uma referência em no município. “Meu coração explode de alegria neste momento em que estamos voltando a reviver esse contato com a população, depois do tempo que sofremos com esse inimigo invisível que é a Covid-19”, festejou. O vereador Dentinho do Sindicato (PT) também demonstrou sua felicidade. “Acompanho todos os anos, desde criança, e hoje é uma alegria poder estar aqui revendo meus irmãos, primos e amigos, além dos munícipes que estão visivelmente alegres com o retorno desta tradição”, acrescentou.
O vereador Niltinho (PSDB) ressaltou que a lavagem de Arembepe é uma festa que vai além do município de Camaçari, mas que envolve toda a região. Essa opinião foi compartilhada pelo vereador Dr. Samuka (Cidadania), que expressou estar alegria em participar do evento pela primeira vez como vereador da cidade.
Já o vereador Jamelão (Cidadania), ressaltou o evento como uma ferramenta de fortalecimento do comércio e dos hotéis, que enxergam na lavagem um chamariz para seus negócios e um atrativo para o turismo. E foi justamente isso que contou dona Ivonete Cunha, que tem um mercado de venda de hortifruti na rua Direta de Arembepe. “O dia hoje está muito bom, desde cedo o movimento está bem maior que nos outros dias”, relatou.
A Festival de Arembepe deste ano tem como tema “Deixe fluir a positividade”, e contará com atrações desta sexta (17) até a segunda-feira (20/03).