Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Audiência Pública: fechamento de agência do Bradesco mobiliza Câmara e sindicatos em Camaçari

A pedido da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Camaçari, aconteceu, na tarde desta sexta-feira (04/04), no Plenário Osvaldo Nogueira, Audiência Pública sobre o fechamento da Agência 3579 do Banco Bradesco, localizada na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A). Apesar do Bradesco não ter enviado nenhum representante para explicar à população o motivo do fechamento da agência, a audiência contou com a presença e participação dos bancários e seus sindicatos.

A primeira convidada a falar na tribuna foi a presidente do Sindicato dos Bancários de Camaçari (Sindban), Thaíse Mascarenhas, que enfatizou sobre a influência de uma agência bancária para o comércio local e solicitou o apoio de todos contra o fechamento. A segunda palestrante foi a presidente da Federação dos Bancários – Bahia e Sergipe, Andreia Sabino, que agradeceu o evento enfocando que este é um momento histórico. “É um momento importante em que agentes públicos param para discutir um assunto tão grave, convocando o dono do capital para dizer que a decisão tomada está equivocada e pode prejudicar a população”, afirmou.

Também utilizaram a tribuna o representante da Comissão de Organização dos Empregados do Bradesco (COE), que reforçou a necessidade de uma unidade presencial do banco para parte da população que não sabem utilizar os novos aplicativos digitais. Também teve a palavra o vice-presidente do Sindban, Ronaldo Nascimento; a diretora tesoureira da OAB Subseção Camaçari, Rosângela Souza; o presidente dos Sindicatos dos Bancários da Bahia, Helder Fontes; e a presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB Subseção Camaçari, Silanete Alencar.

Ao final da fala dos convidados foi aberto o espaço para as perguntas da população. O primeiro a perguntar foi o advogado Lucas Luís, que perguntou como vão alocar tantos clientes em uma agência pequena, já que o banco informou que os clientes da agência que será fechada serão incorporados na agência que permanecerá aberta no município. Outros questionamentos foram feitos pelo público, que se posicionaram contra o fechamento.

O presidente da Casa, o vereador Niltinho Maturino (PRD), informou que participou de uma reunião com a diretoria do Bradesco em Salvador. “Nós fomos pra mostrar para eles que nós estamos aqui para resolver problemas. Por isso, estamos unidos com as entidades e população para defender a cidade e a permanência da agência no município”, declarou.

Esse posicionamento foi compartilhado pelos demais vereadores da Casa, como o vereador Tagner  Cerqueira (PT), que sugeriu a articulação de uma campanha de publicidade para tentar barrar esse fechamento que irá prejudicar a cidade. “Estamos em uma cidade que está em ritmo de crescimento e não podemos concordar com essa decisão de fechar a maior agência da cidade. É um equívoco, um desrespeito e demonstra apenas o interesse do lucro do banco”, afirmou.

Participaram da audiência os vereadores Niltinho Maturino (PRD), Manoel Filho (PL), João Dão (PSB), Luisão (Republicanos), Jamelão (Cidadania), Neidinha (PT), Tagner Cerqueira (PT), Maurício Qualidade (União), Tarcísio Coiffeur (PSDB), Drº Elias Natan (PSDB), Jackson Josué (União) e Jamessom (PL).