Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Audiência sobre segurança vai resultar em projetos e indicações

 

A Câmara de Camaçari sediou, nesta quarta-feira (28/05), um intenso debate sobre segurança pública no município, que durou cerca de cinco horas. Como saldo, a Audiência Pública reuniu inúmeras sugestões que serão encaminhadas para a Comissão de Constituição e Justiça. As propostas serão analisadas e transformadas em indicações, projetos de leis e outros mecanismos para que possam ser efetivadas.

A audiência foi solicitada pelo vereador Junior Borges (DEM), que reafirmou a necessidade de apontar soluções para diminuir os casos de violência na cidade. A audiência contou com a participação de diversas autoridades dos poderes executivos e judiciários, além da participação ativa dos vereadores.

Dentre os palestrantes, estava Nilton Ferreira, que falou sobre uma suposta crise na segurança pública. Também falou Mauro Moraes, delegado Especial da Polícia Civil da Bahia e secretário municipal de Prevenção à violência de Feira de Santana, que abordou a importância da Guarda Municipal para os municípios.

Outra palestrante foi a professora de Direito Penal, Ana Lívia Pereira, que discorreu sobre a necessidade de uma educação efetiva para que os jovens e adolescentes se afastem da criminalidade. “Uma política efetiva de prevenção ao crime não é uma política de penalidades, e sim políticas sociais que ofereçam melhores chances aos nossos jovens”, disse a professora.

Também utilizaram a tribuna por dez minutos o Capitão PM Everton Monteiro Leal, representando a Secretaria Estadual de Segurança Pública; o Major André Cunha; a delegada de Homicídios, Maria Tereza Santos da Silva; o Secretário de Governo de Camaçari, Sérgio Paiva; o Promotor Criminal de Camaçari Ricardo de Assis; o representante do Conselho Nacional de Guardas Municipais, Jocemir dos Santos; o Major PM Daniel Figueiredo, dentre outras autoridades.

No espaço aberto para participação do público, aproximadamente 20 pessoas direcionaram questionamentos aos palestrantes. Os vereadores também fizeram as suas perguntas sobre o tema.

Por parte do público, houveram críticas à forma de abordagem da PM nas ruas. A reativação da Guarda Municipal, extinta na década de 90, foi outro ponto recorrente. “Espero que depois deste evento o poder público possa se sensibilizar sobre a Guarda Municipal”, declarou a senhora Rosilda Carrilho.