Baiano cria aplicativo de celular para buscar vagas de emprego
Com 24 anos, Madson Expedito soube utilizar o desemprego do país a seu favor e criou um aplicativo que pode se tornar a sua fonte de renda. Com a bagagem adquirida na graduação de Sistema de Informação, ele colocou a mão na massa e desenvolveu o Emprego Urgente BA. Segundo ele, esse é o primeiro app para a procura de trabalho no estado e, com pouco mais de um mês de cadastro no Google Play, já tem mais de 2,5 mil downloads.
Por enquanto, a plataforma está em fase de maturação. Ela é atualizada diariamente, principalmente com vagas da capital, e o usuário é direcionado ao canal que oferece a oportunidade. Tudo feito por Madson. O desenvolvedor do aplicativo pretende fazer algumas mudanças para facilitar a procura por uma vaga. “A ideia é criar uma plataforma para ligar o usuário e as empresas. Ou seja, disponibilizarei para a empresa e ela alimentará o banco de vagas (do app)”, explica.
Apesar desse empreendimento ser novidade na Bahia, plataformas desse tipo já são populares no país e têm ajudado muita gente. A mais de 2 mil quilômetros de Salvador, em Blumenau, Santa Catarina, Claudio Schroeder já recebeu alguns chamados pelo Hire App. O aplicativo é uma espécie de Uber, mas com prestadores de serviço que vão de mototaxista a personal trainer. No caso do Claudio, ele é eletricista. “A vantagem é que não aceito cartões, mas no aplicativo o cliente tem essa opção de pagamento”, diz.
Por enquanto, a Bahia tem poucos cadastros, mas os criadores esperam chegar com mais força em todo o país.
Plano B
Além dos aplicativos para celular, existem outras opções para procurar trabalho pela internet, sem que isso exija sair de casa com o currículo debaixo do braço. O CORREIO listou dez opções que podem ajudar nesse garimpo.
Um deles é o Facebook. Por causa da rede social, Anna Letícia Pereira só precisou de um computador para garantir o seu emprego de carteira assinada. “Vi uma vaga para recrutamento e seleção, na minha área, e enviei um e-mail. Duas semanas depois, eu já estava empregada”, comemora. Mas é bom ter perseverança, segundo ela. “Nem lembro quantos currículos mandei e não tive resposta. É difícil, mas não se pode desistir”, diz.
Dez canais para buscar o seu emprego na internet, sem precisar sair de casa
Emprego Urgente Bahia Com o app é possível filtrar as vagas disponíveis e ser direcionado ao canal que está realizando a contratação. Atualizado diariamente. Gratuito. Disponível na Google Play.
Hire App Aplicativo que intermedia a contratação de prestadores de serviço. Para baixar é gratuito, mas o usuário paga 10% a cada serviço feito. Aceita cartões nas vendas e recebe no mesmo dia.
Grupos do Facebook Vagas são divulgadas informalmente em grupos do Facebook, principalmente para empregos temporários. Apesar de ter oportunidades reais, é bom ter cuidado redobrado.
Vagas.com Com mais de 15 anos no mercado, o site divulga vagas para todo o país e tem milhares de empresas clientes. Para o candidato, o acesso é gratuito. Também há um app para Android.
Catho Classificado online para procura e oferta de vagas com mais de 7 milhões de currículos cadastrados. Para se candidatar, é preciso fazer a assinatura do serviço. A primeira semana é grátis.
Jooble Motor de busca que identifica sites com ofertas de emprego no país. Na página, é possível fazer busca avançada. É preciso cadastrar o currículo individualmente nas plataformas divulgadas.
Reachr O app lembra o Tinder, já que o candidato pode “dar match” (combinar) com a empresa, de acordo com afinidades. Serviço é gratuito para buscar vagas. Na Google Play e App Store.
LinkedIn Rede profissional presente em 200 países e territórios. Além de ter acesso a vagas, o candidato pode se conectar com profissionais de todo o mundo. O serviço é gratuito.
Michael Page Com recrutamento voltado para cargos de média e alta gerência, a empresa disponibiliza no site um espaço para a procura de vagas e cadastro do currículo. Gratuito para o candidato.
Freelancer Plataforma para trabalhos freelancers em todo o mundo. É possível postar um projeto gratuitamente e conversar diretamente com a empresa. Disponível no Google Play e App Store.
Fonte: Correio*