Lavagem de Barra do Pojuca dá início aos festejos tradicionais de Camaçari

Aconteceu, na manhã desta sexta-feira (13/01), a tradicional lavagem feita pelas baianas das escadarias da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Barra do Pojuca. Antes de chegar na Igreja o cortejo das baianas saiu da entrada de Barra de Pojuca – pela Linha Verde, unindo pessoas da localidade com pessoas de todo o município, incluindo autoridades civis e militares.

O cortejo se iniciou por volta das 10h, tendo as baianas na linha de frente, seguidas por diferentes grupos culturais, incluindo grupos de capoeiras e sambas, como a Associação de Capoeira Engenho, do mestre Grandão, o samba Espermacete de Barra do Pojuca, encantando a quem assistia as apresentações. Jorge Mercês, morador de Camaçari, foi um dos que assistiu de perto a passagem, ao lado de amigas e amigos de longa data. “Não importa quantos anos passe, sempre que vejo essa procissão eu me recordo da época que era menino e os mais velhos reuniam todas as pessoas para festejarem juntos. Hoje tudo é muito diferente”, relatou.

Edna, moradora de Barra do Pojuca, também contou um pouco como se sentia naquele momento. “Antigamente as pessoas vinham das comunidades de pescadores da região de Itapuã até Monte Gordo e era uma animação só”, afirmou.

Representando a Casa Legislativa o evento contou com a participação de diversos vereadores, incluindo seu atual presidente, Flávio Matos (União), que deu algumas palavras ao público na escadaria da igreja, agradecendo a presença dos fiéis e pedindo proteção a Deus para toda Barra do Pojuca.

O vereador Niltinho também esteve presente durante o evento e falou sobre a importância da lavagem de Barra do Pojuca para um município. “É uma alegria vermos todo esse povo nas ruas podendo finalmente festejar o padroeiro da localidade, após 2 anos sem lavagens por conta da COVID-19”, concluiu.