Bolsa Universitária e Bolsa Estágio são aprovadas na Câmara

A Câmara Municipal de Camaçari aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (20/05), os Projetos de Lei No 817/2014 e 818/2014, que instituem a Bolsa Universitária e a Bolsa Estágio, respectivamente. Os projetos, que tiveram origem a partir de indicações feitas pela Câmara em 2013, seguem para sanção do Poder Executivo.

Após aprovado, a Bolsa Universitária pode conceder até R$ 500 de auxílio, a depender do valor da mensalidade do curso escolhido pelo estudante. Já a Bolsa Estágio, concederá benefícios para estudantes de educação superior, da educação técnico-profissionalizante e ensino médio.

A sessão também aprovou outras propostas para a área de educação, dentre elas a implantação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas, climatização das salas de aula e novas creches para o município.

Com amplo apoio dos parlamentares, o Projeto de Lei N 030/2014, de autoria do vereador Pastor Neilton (PSB), propôs a inserção de intérpretes da Libras em escolas públicas municipais e nos eventos oficiais de Camaçari. “Se não se promove a inclusão em um dos primeiros ambiente de convívio das crianças que é a escola, fica difícil garantir que essa inclusão seja feita em outros ambientes e momentos”, defendeu o edil.

O vereador Gilvan Souza (PT), que tem como um dos focos do mandato a inclusão de pessoas com deficiência, parabenizou a iniciativa. “Como legisladores, temos a obrigação de ter sensibilidade com estas questões que são fundamentais para garantir a inclusão e igualdade de oportunidade, inclusive de aprendizado, para pessoas com deficiência”, pontuou.

Já na Tribuna Cidadã, a jornalista Ana Madim fez uso da palavra para pedir ao Poder Executivo que seja devolvido para uso público a área denominada “Camping”, localizada em Jauá.