Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Aprovada indicação para distribuição de leite a crianças com intolerância a lactose

 

Para ajudar crianças que têm intolerância à lactose, o vereador Junior Borges (DEM) deu entrada na Indicação Nº 532, que requer a Prefeitura o envio um projeto de lei à Câmara Municipal que regulamente uma solução para o problema. A proposição foi aprovada na Sessão Ordinária desta terça-feira (19/11). 

A sugestão do edil é que o projeto garanta a distribuição de fórmulas e suplementos especiais para pessoas com alergia a proteínas do leite de vaca, intolerância à lactose, alergias múltiplas ou ainda necessitem de suplementação alimentar. 

Segundo informações do parlamentar, o município fazia a distribuição deste leite para 90 crianças em Camaçari. Em dezembro de 2012, foram distribuídas 36 latas de leite para cada criança. “Segundo o relato de algumas mães, o leite teria durado até março de 2013 e, de lá pra cá, as mães não tem recebido”, relatou o parlamentar. 

Ao defender a matéria, o vereador explicou que a proposição é uma resposta ao apelo de mães do município.

O vereador Elias Natan (PV), que é medico, reforçou a importância do leite para o desenvolvimento da criança.  “O leite especial tem os mesmos nutrientes do leite de vaca, só não tem a proteína especifica que causa alergia. Se essas crianças utilizarem o leite comum, podem sofrer alergia alimentar, desenvolver algumas doenças como raquitismo, doenças por causa da falta de cálcio, dor abdominal, além da diarreia”, esclareceu.