Camaçari deve ganhar comissão dos direitos da pessoa com deficiência
Um projeto com o objetivo de criar a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência foi apresentado nesta sexta-feira (21/03) durante a sessão especial em comemoração ao dia da Síndrome de Down. A iniciativa é do vereador petista Gilvan Souza.
A matéria tramitará na Câmara e se, aprovado, aumentará para 14 o número de comissões permanentes do legislative camaçariense. A intenção, segundo Souza, é estimular políticas públicas que ampliem e garantam o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência.
A proposição, que nesta sexta-feira recebeu a subscrição dos vereadores Junior Borges (DEM), João da Galinha (PRTB), Sessé Abreu (PRB), Wilton de Ferrinho (SDD), Jackson (SDD) e Pastor Neilton (PSB) deve ainda receber o apoio dos demais parlamentares.
No discurso de abertura da sessão, Gilvan Souza falou sobre algumas conquistas alcançadas no último ano. Dentre elas, está a reserva de cotas em órgãos públicos, a gratuidade no transporte público, a implantação do Centro de Integração da Educação Especial, a doação de terreno para construção da sede da Apae e medidas mais efetivas para garantir o acesso de pessoas com deficiência ao Programa Minha Casa Minha Vida.
Além de atividades lúdicas, houve palestras sobre genética, ciência, educação, saúde e esporte. A médica geneticista Helena Pimentel falou da importância de encarar a síndrome de Down com normalidade. “Esses eventos deveriam acontecer mais vezes. Desejamos que os debates sobre a Síndrome de Down ou outras deficiências sejam feitos amplamente. Assim, ajudaremos que as famílias e os profissionais encarem isso com mais normalidade, reduzindo o preconceito”, explicou.