Presidente da Câmara e líderes afinados na avaliação do 1º semestre
O presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Teo Ribeiro (PT), classificou como “renovador” o trabalho desenvolvido pela Casa no primeiro período legislativo de 2013, que se encerra amanhã (27/06), com a realização da sessão ordinária, em horário especial, às 15 horas.
O balanço das atividades mostra, até o momento, um total de 412 proposições apreciadas em plenário, dentre elas 146 requerimentos, 201 indicações, 23 projetos de lei, 21 moções, 07 projetos de resolução, 1 projeto de emenda à Lei Orgânica e 13 propostas de autoria do Poder Executivo. Foram realizadas ainda 30 sessões ordinárias, 06 extraordinárias, 16 sessões especiais e sete audiências públicas.
Para o presidente, foi apenas o início de um período que marcado pela retomada do espírito democrático da casa legislativa. “Foi um período rico, proveitoso e renovador, especialmente por termos conseguido dar uma nova cara à Câmara, com audiências públicas e sessões especiais discutindo os temas relevantes de nossa sociedade, reabrindo a Tribuna Cidadã para a população, trazendo a sociedade para as discussões com as comissões ”, ponderou.
Ele lembrou ainda a renovação ocorrida na parte física da Câmara, que contemplou readequação das salas, pintura do prédio, além da renovação de cerca de 80% dos equipamentos eletrônicos e de informática. “Também diversificamos a programação da TV Câmara com a estreia de dois novos programas para atender a demanda dos telespectadores”, acrescentou.
As avaliações feitas pelas bancadas da oposição e do governo também seguem o mesmo caminho. O vereador Marcelino, líder do governo, destacou a atuação dos vereadores de primeiro mandato. “Conseguimos dinamizar a Câmara com a colaboração essencial dos vereadores novos que ajudaram bastante no debate das audiências e sessões, representando diferentes segmentos da sociedade e propondo ideias e ações para o Poder Executivo nos diversos setores”, destacou.
Na opinião do vereador Elinaldo (DEM), líder da oposição, o período foi marcado pelo debate de ideias renovadoras e pelo maior comprometimento dos parlamentares com a melhoria de vida dos camaçarienses. O democrata também avaliou como fundamental o trabalho da bancada de oposição na Câmara. “Tivemos indicações importantíssimas, como a criação do Hospital Municipal, proposta pelo vereador Júnior Borges (DEM), a criação da Universidade Municipal feita por mim, a constante luta do vereador Jorge Curvelo (DEM) pelo aumento da bolsa universitária, dentre outras lutas importantíssimas”, enumerou.