Secretário de Saúde responde questionamentos de vereadores
Durante Sessão Especial que tratou sobre a situação da saúde pública municipal, nesta quarta-feira (15/03), na Câmara, os vereadores de Camaçari apresentaram ao secretário de Saúde, Elias Natan, questionamentos e dúvidas sobre os serviços oferecidos pela gestão municipal na área.
Os parlamentares relataram diversas situações, entre elas a existência de filas que se formam na madrugada para garantir atendimento, indisponibilidade de medicamentos, possível fechamento de unidades de saúde, emissão de cartão do SUS, insuficiência do número de profissionais que atendem o município, possibilidade de ampliação do NASF, dentre outros temas.
O vereador Jackson Josué (PT) pontuou que a atual gestão prevê uma redução dos valores que serão investidos na área de saúde, segundo dados apresentados pela Secretaria Municipal da Fazenda, em audiência pública realizada na Câmara no mês de fevereiro. “Como a secretaria pretende gerir o serviço prestado a partir desta previsão?”, questionou o parlamentar.
Em resposta, o secretário explicou que a área administrativa e financeira da pasta já iniciou um trabalho de avaliação do quadro e que algumas medidas já estão sendo adotadas para potencializar o uso dos recursos existentes. “Os contratos firmados com a secretaria estão passando por reavaliação para que os valores sejam reduzidos e já reincidimos contratos de locação, o que já refletirá em redução de gastos”, citou.
O secretário explicou ainda que estabeleceu como prioridade, para os primeiros 90 dias de gestão, a realização de adequações que permitam o funcionamento pleno das Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), o aumento do estoque de medicamentos e a disponibilização de mais ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU). “Assumimos a secretaria com apenas 20% do nosso estoque de medicamentos e já conseguimos aumentar para 70%. Já aumentamos também o número de ambulâncias do SAMU e temos as UPAs funcionando com equipes completas e com estrutura básica adequada”, informou.
A Sessão Especial contou ainda com apresentação do subsecretário de Saúde, Luiz Duplat, e do médico responsável pela Unidade de Saúde da Família de Pé de Areia, Walberto Herrera Medina. Eles explicaram que a ideia da Sesau é iniciar uma mudança no modelo de serviço oferecido. “Saúde não é apenas ausência de doença. É o completo estado de bem-estar do cidadão”, explicou Medina. Esse novo modelo não deve focar apenas em ações curativas, mas ampliar as ações preventivas. “Isso gera um sistema de saúde com custos mais baixos”, completou o médico.
O vereador Jorge Curvelo (DEM), que foi o proponente da sessão, avaliou o evento. “Entendo que a sessão foi proveitosa e esclarecedora. Tivemos aqui os nossos questionamentos respondidos e uma ampla apresentação sobre as ações da secretaria, que apontam para o principal objetivo, que é oferecer um serviço de saúde de qualidade”, finalizou.