Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Vereadores ressaltam importância das lavagens para a manutenção da tradição

 

Nem o tempo chuvoso abalou os religiosos, populares e autoridades que compareceram nesta sexta-feira (10/01) em grade número à lavagem de Barra do Pojuca, na orla de Camaçari. O evento, que abre o calendário dos festejos populares do município, é um dos mais antigos da região.

“As lavagens são importantes porque mantêm acessa a tradição popular. Você vê o brilho nos olhos das pessoas, a felicidade de estar participando. Este ano, mesmo chovendo, estão todos aqui. A geração mais jovem aprende e dá seguimento a esta festividade”, comentou o vereador Wilton de Ferrinho (SDD).

O cortejo em devoção a São Francisco de Assis saiu da entrada de Barra de Pojuca e seguiu até a igreja do padroeiro do sub distrito. A procissão foi guiada pelas baianas, que, com seus vasos de barro, flores e alfazema, lavaram as ruas e abençoaram o público presente.

“É um momento religioso que abre o ciclo das lavagens. Viemos pedir força para vencer os obstáculos e conquistarmos vitórias, assim como conquistamos em 2013”, explicou o vereador Elinaldo (DEM).

A mesma opinião foi compartilhada pelo vereador Elias Natan (PV). “Esta festa bonita abrilhanta a localidade. Vemos crianças, adultos e idosos participando”, pontuou.

Além de manter a tradição, as festas populares movimentam a economia local, gerando renda para ambulantes. “Aqui observamos a manutenção de tradições. A comunidade precisa ter isso na sua memória. além disso, o evento movimenta a circulação de pessoas impulsionando a economia local”, destacou o líder comunitário conhecido como Bochecha, representante do terreiro de candomblé de Barra do Pojuca e Cachoeirinha.