Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Câmara aprova indicações que pedem melhorias para setor de educação do município

Com objetivo de oferecer educação pública ampla e de qualidade, os vereadores de Camaçari seguem apresentando e aprovando propostas para a área. Durante a 4ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (14/03), duas matérias tiveram destaque e seguem para análise do Poder Executivo.

A primeira indicação neste sentido, de Nº 055/2023, foi apresentada pelo vereador Dedel Reis (Republicanos) e pede que a gestão municipal realize obras de reforma e ampliação do espaço físico da Escola Municipal Marcos Ivo Bona, resultando no aumento das vagas em tempo integral.

Para o vereador, a educação é um direito social e o acesso à espaço físico adequado para o aprendizado é um fator importante. “Todos os brasileiros têm o direito de acessar um espaço físico de qualidade para aprender. A escola em questão, localizada na orla de Camaçari, vem necessitando de reformas do seu espaço físico, principalmente para que se amplie o número de vagas e atenda uma quantidade ainda maior de alunos”, reforçou.

Já a Indicação Nº 050/2023, solicita também ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Educação, a implantação do Serviço Social nas escolas de educação básica, conforme dispõe a Lei Federal nº 13.935/2019. A matéria é de autoria do vereador Tagner (PT).

Para o parlamentar, as adversidades sociais causadas pela pandemia da COVID-19 impactaram diretamente a educação básica. “A integração de assistentes sociais e psicólogos nas equipes escolares é mais necessária que nunca, não apenas por conta do processo de ensino e aprendizagem e das dificuldades etárias de assimilação de conteúdos mediante ensino online em si, mas, também, pelas implicações nos vários segmentos das redes de ensino básico, nas famílias, nos mercados de trabalho, nas relações sociais”, defendeu.

Ainda segundo o vereador, a criação de cargos destinados a esses profissionais é urgente e fará grande diferença no funcionamento das escolas, trazendo benefícios para os estudantes. “A criação desses cargos atenderá o que determina a lei federal em nível regional. Aguardamos que aqui em Camaçari essa demanda seja atendida o mais breve possível “, finalizou Tagner.