Câmara aprova PL que cria meia-entrada para professores em eventos culturais
Foi aprovado em segundo turno durante a Sessão Ordinária de terça-feira (29/03), o Projeto de Lei Nº083/2021, que institui a meia-entrada para professores do ensino fundamental, médio, técnico e universitário em quaisquer eventos culturais exibidos nas salas e casas de espetáculos, inclusive museus, exposições e shows no âmbito municipal de Camaçari.
De autoria do vereador Ivandel Pires (CIDADANIA), a matéria veio acompanhada do parecer da Comissão de Constituição e Justiça e do parecer da Comissão de Cultura, Desporto e Lazer, ambos opinando pela aprovação. O PL segue agora para sanção do Poder Executivo.
O projeto de lei prevê que, para fazer jus a meia-entrada, o professor deverá apresentar na bilheteria qualquer documento que comprove sua condição de professor, assim como o documento de identidade ou carteira de motorista. Para o proponente da proposta, os professores são formados de opinião e disseminadores da cultura, indo além da transmissão do conteúdo curricular de suas matérias, por isso a importância de oferecer melhores condições para aquisição de produtos culturais.
“Nesse sentido, os eventos culturais, particularmente os filmes e as peças teatrais, constituem-se em verdadeiros alicerces para auxiliarem os professores no seu trabalho cotidiano de buscar informações/conhecimentos novos, que possam acrescentar outro lado de entendimento ao seu universo de sabedoria. O desenvolvimento cultural do professor é parte vital da formação e aperfeiçoamento profissional”, defendeu o vereador Ivandel Pires.
O parlamentar destacou ainda que há uma barreira econômica que dificulta e às vezes até impede o acesso aos eventos culturais principalmente daqueles que tem como relação vínculos à docência. “Acredito que essa iniciativa legislativa seja um passo concreto a facilitar a solução desse quadro, dando mais oportunidade de acesso a esses eventos culturais para essa categoria tão importante”, concluiu Ivandel Pires.