Câmara comemora 69 anos celebrando a participação popular
A Câmara Municipal de Camaçari comemora, nesta terça-feira (21), 69 anos, celebrando a participação popular. Na 4ª Sessão Ordinária do ano, realizada hoje, foi aprovada a Moção de Aplauso, proposta por todos vereadores da Casa para marcar a data.
O Presidente da Câmara, vereador Oziel (PSDB), parabenizou a todos funcionários e vereadores que fizeram e fazem parte da história da Casa. “Parabenizo todos os atuais colaboradores e os que já passaram por esta Casa pelo brilhante trabalho e empenho. Ao longo desses, fortalecemos o exercício da democracia, com a atuação dos representantes do povo que por aqui passaram, aprovando leis e fazendo questionamentos de interesse de toda população”, explanou.
História – A Casa Legislativa foi criada oficialmente em 21 de março de 1948. Desde então, os representantes do Poder Legislativo municipal são escolhidos através do voto popular. Neste mesmo ano, foram empossados oito parlamentares. A primeira Mesa Diretora foi formada por Estevam Fagundes da Cunha (presidente), Manoel Florêncio Tavares (vice-presidente), Ilda Leal Ulm da Silva (primeira-secretária) e Antônio Pio dos Santos (segundo-secretário). A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal foi realizada em 14 de abril do mesmo ano.
Em 1991, o Poder Legislativo passou a funcionar em prédio próprio, inaugurado em 24 de agosto, e desde então vem sendo o lugar onde se discute e se organiza o funcionamento da cidade. Ao longo dos anos, o prédio vem passando por reformas e ampliações para atender as demandas técnicas e políticas – nas quais inclui a ampliação do número de vereadores eleitos, em obediência à Emenda Constitucional 58/09.
Atualmente, a Casa Legislativa é composta por 21 vereadores, sendo 20 homens e uma mulher. Eleitos pelo voto popular, os parlamentares são os representantes legítimos do povo. São eles os responsáveis por criar leis, encaminhar reivindicações e fiscalizar os atos do Poder Executivo.
Nesses 69 anos, vários foram os desafios e conquistas da Casa. Em 2007, a população ganhou um grande equipamento de comunicação com a criação da TV Câmara. Ela nasceu com o objetivo de divulgar as ações legislativas e aproximar os cidadãos deste espaço público. Através de uma operadora de TV a cabo, a emissora legislativa procura colocar em pauta discussões sobre a cidade e seus munícipes. Em 2017, a TV ganhou uma novidade, a tradução em Língua Brasileira de Sinais – Libras. Todas as sessões e programas produzidos e transmitidos pelo canal passam a contar com esta ferramenta, fazendo com que as informações cheguem para a comunidade surda. Ainda em 2017, as sessões passam também a ser transmitidas ao vivo pelo Facebook da Câmara.