Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Câmara cria Honraria Comenda Maria Quitéria para premiar mulheres de destaque

A Câmara de Camaçari pretende criar a Honraria Comenda Maria Quitéria, que irá homenagear mulheres que se destacam em atividades em benefício da cidade de Camaçari ou ao estado da Bahia. A premiação deverá ser estabelecida através da aprovação do Projeto de Resolução Nº 085/2021, de autoria da Mesa Diretora.

O Projeto de Resolução altera a Resolução 013 de 08 de dezembro de 2008 e a premiação será concedida no dia 2 de julho, quando se comemora a Independência da Bahia, em sessão especial dedicada à data.

“Estamos com essa honraria, propondo o reconhecimento merecido de mulheres que se dedicam a projetos importantes e que ajudam a transformar a realidade da cidade ou do nosso estado. Trabalhos relevantes precisam de estímulo e essa honraria vem nesse sentido. Reconhecer e estimular essas iniciativas”, destacou o presidente da Câmara, vereador Júnior Borges (DEM).

Maria Quitéria de Jesus – Nascida em 27 de julho de 1792, foi a primeira mulher a fazer parte do Exército Brasileiro. Considerada a heroína da Independência, a baiana fingiu ser homem para poder entrar nas Forças Armadas. A jovem Maria Quitéria juntou-se às tropas que lutavam contra os portugueses em 1822. Ela utilizou o nome de seu cunhado, ficando conhecida como soldado Medeiros, já que somente homens faziam parte do Exército. Semanas depois de entrar para o Exército, Maria Quitéria teve sua identidade revelada. No entanto, o major Silva e Castro não permitiu que ela saísse das tropas, já que era importante para a luta contra os portugueses por sua facilidade com o manejo de armas e sua disciplina em batalha.