Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Câmara debate ações de preservação do meio ambiente em Sessão Especial

 

Esforços relacionados à preservação do meio ambiente foram debatidos nesta quarta-feira (15/06), na Câmara de Camaçari, durante a Sessão Especial em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Este ano, a atividade teve como tema “Meio Ambiente, uma reflexão necessária”. A atividade foi proposta pelos vereadores Wilton de Ferrinho (PMN) e Elias Natan (PR).

Uma tradição na Casa, a origem da sessão foi lembrada pelo vereador Wilton de Ferrinho. “A tradição da realização dos debates em torno das questões do meio ambiente foi criada através do vereador Dílson Magalhães, que faleceu em 2014, e que todo ano solicitada a realização da sessão. Com a sua ausência, esta Casa não poderia esquecer a importância do tema e por isso estamos dando continuidade aos debates”, explicou.

Um dos palestrantes do evento foi o superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, que pontuou a importância de aprofundar os debates. “Discutir o meio ambiente é tentar conciliar o desenvolvimento com a preservação. Podemos trazer aqui vários fatores que muitas vezes passam desapercebidos pela sociedade. Quando o debate é promovido pelos Poderes Legislativos é melhor ainda porque é daqui que surgem as leis que respaldam os Poderes Executivos”, pontuou.

Já o biólogo Christiano Menezes falou sobre as consequências e problemas que podem ser causadas pela erosão costeira. “Se prestarmos atenção, notaremos que em várias praias do Litoral Norte o mar está avançando. Isso pode causar grandes impactos ambientais, como perda do habitat e redução da largura da praia”, explicou.

A bacharel em Direito, Márcia Margarida Nunes da Silva Martins, citou o Art. 225 da Constituição Federal de 88. O texto diz que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Segundo Márcia Martins, em muitos casos o poder econômico parece ser mais importante do que as questões ambientais. “Observamos todos os dias condomínios, estradas e empreendimentos sendo construídos em áreas proibidas, as consequências só serão sentidas lá na frente”, pontuou.

O vereador Elias Natan (PR) também pontuou algumas problemáticas relacionadas ao tema em Camaçari. “Aqui em Camaçari estamos vendo as matas, dunas e nascentes dos rios sendo degradas. Este tema já é debate frequente aqui na Casa, inclusive já defendemos a criação da Secretaria de Meio Ambiente que teria também a missão de fiscalizar estas questões”, finalizou.