Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Câmara debate inclusão de pessoas com deficiência em sessão especial

 

Aproximadamente 32% da população de Camaçari declarou possuir algum tipo de deficiência. A estatística, divulgada no Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi apresentada durante a Sessão Especial em homenagem à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento foi realizado nesta terça-feira (18/08), na Câmara de Camaçari.

Proposta pelo vereador Gilvan Souza (PT), a sessão lotou o plenário e reuniu representantes das mais variadas entidades em defesa desta parcela da população. “Temos orgulho de dizer que estas pessoas saíram do papel de coitadinhos para assumir o papel de responsáveis por lutar pela igualdade de oportunidade, afinal, estamos falando de pessoas diferentes que são iguais perante a lei” afirmou o edil.

Entre os palestrantes estava a arquiteta e urbanista, Islândia Costa, que defendeu a importância de políticas públicas na área. “Entendemos que acessibilidade não é só construir rampas. É permitir que as pessoas com deficiência tenham o direito garantido em todas as áreas, como moradia, educação, saúde e reabilitação, dentre outras”, pontuou.

O secretário municipal de Infraestrutura, Everaldo Siqueira, apresentou ações desenvolvidas pelo poder público, como a implantação da Comissão Especial de Mobilidade Urbana (CEMU) e do Plano de Mobilidade Urbana, em fase de construção. Ele também citou a construção de rampas de acesso, de piso tátil, recuperação de passeios, além de ações de fiscalização. 

Também fizeram uso da palavra o vice-presidente da Apae Salvador, Derval Freire Evangelista, a integrante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Neirian Teles, e o professor e historiador, José Alves de Silva, deficiente visual que contou a sua história pessoal de superação. Os vereadores Elias Natan (PV), Junior Borges (DEM), Jackson Josué (SDD), João da Galinha (PRTB), Falcão (DEM), Sessé Abreu (PRTB), Elinaldo (DEM), Pastor Neilton (PSB) também fizeram uso da palavra.

Sessão Ordinária – Também nesta terça-feira (18/08), antes de iniciar a Sessão Especial, a câmara realizou a 25Sessão Ordinária. Nela foi aprovada por unanimidade a Moção de Pesar, de autoria de todos os vereadores da Casa, pelo falecimento do ex-governador de Pernambuco e candidato a Presidência da República, Eduardo Campos, no dia 13 de agosto.