Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Preservação do anel florestal do polo é tema de sessão sobre meio ambiente

 

A Sessão Especial em homenagem ao Dia do Meio Ambiente da Câmara de Camaçari debateu, nesta quarta-feira (04/06), a necessidade de preservação do anel florestal localizado próximo ao polo petroquímico instalado no município.

A sessão foi proposta pelo vereador Dilson Magalhães (PSC), e, por acordo parlamentar, presidida pelo vereador Elias Natan (PV). Realizada no teatro da Cidade do Saber, a iniciativa contou com a parceria do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC), representado no evento pelo superintendente Mauro Pereira. Ele destacou que a sessão marca o início de um enfrentamento conjunto para fazer com que a área do anel florestal tenha o tratamento que merece.

Concebido em 1978, pelo Governo do Estado, o Anel Florestal do Polo Industrial de Camaçari tem o objetivo de proteger os ecossistemas e comunidades vizinhas ao Complexo, estabelecendo uma distância mínima e segura de aproximação da comunidade urbana em relação à área industrial. A responsabilidade legal pela área é da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (SUDIC).

Na sua fala, o vereador Elias Natan destacou a importância de pensar no desenvolvimento sustentável das cidades e enfatizou a necessidade de uma ação urgente em Camaçari. “Precisamos desenvolver ferramentas que garantam a preservação deste anel florestal que é essencial para a proteção da nossa região e para minimizar os pontos negativos inerentes ao crescimento que a nossa cidade vivencia”, defendeu.

Para o vereador, inibir o avanço populacional desordenado que já alcança a área pertencente ao anel florestal é uma das principais ações, assim como o combate a extração ilícita de madeira, por exemplo.

A sessão contou ainda com a participação do diretor executivo do Instituto Fábrica de Florestas, Álvaro Oyama, que falou sobre as ações realizadas na área, como o plantio de mais de 200 mil mudas. Já a coordenadora de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, Marinalva Cruz, falou sobre as ações de fiscalização e proteção do anel florestal.

Participaram da sessão o presidente da Casa Legislativa, vereador Teo Ribeiro (PT), e os vereadores Jackson (SDD), Zé do Pão (PTB), Sessé Abreu (PRTB), Professora Patricia (PT), Marcelino (PT), Gilvan Souza (PT), João da Galinha (PRTB) e Pastor Neilton (PSB).

A sessão foi encerrada com um show do cantor Xangai.