Câmara debate tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

“Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, este é o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2016, cujo objetivo principal é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e o desenvolvimento de políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e futuro do planeta. Para debater o tema, a Câmara Municipal de Camaçari realizou Sessão Especial, nesta quarta-feira (02/03).

O padre Valmir Miranda, pároco da Paróquia São Tomaz de Cantuária, explicou que o tema é inspirado no conteúdo da encíclica escrita pelo Papa Francisco. “A mensagem do Papa Francisco mostra a preocupação da Igreja com o meio ambiente e com um modelo de desenvolvimento pautado na sustentabilidade”, destacou.

Proponente da sessão, o presidente da Câmara, vereador Marcelino, falou sobre a importância de investimentos públicos nas áreas abordadas. Para ele, o chamamento da Igreja Católica mostra que todos devem se empenhar pela construção de um modelo de desenvolvimento que garanta saúde e qualidade de vida para todas as pessoas, e a manutenção da vida no planeta. “A cada recurso investido em saneamento básico, economiza-se três vezes mais nos gastos com saúde pública.”, citou o parlamentar.

A sessão contou ainda com a participação do secretário de Infraestrutura de Camaçari Everaldo Cerqueira, que falou sobre as ações realizadas pela gestão para garantir o acesso a saneamento básico. Também esteve presente a secretária do Conselho Missionário Diocesano, Nelma Tavares; o enfermeiro e técnico ambiental, Egon Machado; o representante da Ouvidoria do Estado da Bahia, Silvanei Santos, da Irmã Agnólia.

Houve ainda a participação musical do maestro Epaminondas Pereira Cruz, que cantou e tocou o Hino da Campanha da Fraternidade, a música “Tão Grande és Tu” e o Canto de São Francisco.

A primeira edição da CFE aconteceu no ano 2000, com o tema “Dignidade humana e paz” e com o lema “Novo milênio sem exclusões”. No ano de 2005, foi realizada a 2ª CFE, com o tema foi “Solidariedade e paz” e o lema “Felizes os que promovem a paz”. Em 2010 o tema foi “Economia e vida”, aprofundado com o lema bíblico “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24c).