Câmara ganha iluminação especial em apoio à campanha Julho Amarelo

O mês de julho é dedicado à campanha em combate e prevenção às hepatites virais. O Julho Amarelo é uma iniciativa criada em 2015, idealizado pelo Movimento Brasileiro de Lutas Contra Hepatites Virais (MBHV) e pela Sociedade Brasileira de Hepatologia. O marco foi instituído pela Lei Federal Nº 13.802 de 10 de janeiro de 2019. Para marcar a importância de apoiar a campanha, a Câmara de Camaçari adotou uma iluminação especial na cor amarela nas suas instalações externas.

As hepatites virais são doenças infecciosas que atingem o fígado, e ainda consideradas um problema de saúde no Brasil e no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que aproximadamente 1,4 milhão de pessoas no mundo morrem anualmente com essa infecção. Só no Brasil, o boletim epidemiológico entre 1999 a 2020 apontou 689.933 casos confirmados de hepatites virais.

Existem as hepatites A, B, C, D e E, sendo que as mais comuns são A, B e C. As de menor frequência são a D e E. As infecções que costumam se tornar mais crônicas são as B e C. Por nem sempre apresentarem sintomas, boa parte das pessoas não sabem que tem o vírus. Isso faz com que a doença evolua com o passar do tempo e agrave a infecção no fígado, podendo levar a câncer e apresentar a necessidade de transplante de órgão.

Os principais sintomas são náuseas, vômito, urina escura e acolia fecal, o diagnóstico para as infecções B e C podem ser feitos com testes rápidos em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e a vacina para prevenção da hepatite B é ofertada gratuitamente para toda a população.

tv CÂMARA


03.08 | Papo de Mulher: como identificar e denunciar a violência obstétrica. – 03 de Agosto 2022
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do YouTube