Câmara homenageia Dia de África
“A mãe África sangrava ao ver seus filhos sendo sequestrados e escravizados para fazer uma aventura chamada Brasil”. Essa foi uma das citações que o estudante de História, Edvaldo Junior, da UFBA, utilizou durante a sua participação na sessão especial em homenagem ao Dia de África.
O evento, realizado nesta sexta-feira (07/06), no plenário da Câmara, foi uma iniciativa do vereador Marcelino (PT). Aspectos marcantes da cultura Africana mereceram destaque, como manifestações religiosas, musicais e visuais, a exemplo das vestimentas de origem africana.
Para o estudante de Filosofia, Eduardo Souza, Camaçari é, de fato, herdeira de África, mesmo com todo preconceito que há em todo mundo. “É muito difícil uma criança querer ser negro, porque o referencial que temos está longe da negritude. Mas temos que olhar para toda a nossa cultura rica, e passar para nossos filhos que devemos ter orgulho de termos a África como herança”, defendeu.
A vereadora professora Patrícia (PT) também ressaltou a importância de combater o preconceito. “Temos que incentivar a união e a boa convivência entre as religiões. Adeptos do candomblé, evangélicos, católicos, ou de qualquer outra religião, devem caminhar juntos, pois o importante é promover o bem à vida daqueles que acreditam em cada uma dessas religiões”, pontuou.
O vereador Marcelino (PT), que presidiu o evento, falou da importância de dar continuidade às ações de reforço do orgulho negro. “Não adianta fazermos uma sessão bonita como essa e não incorporamos esse respeito à cultura negra. Temos que ensinar a nossos filhos a ter orgulho de ser negro, porque é duro ser descriminado, é duro ter competência para realizar atividades e na hora da escolha a cor falar mais alto”, concluiu o vereador.
Também fizeram uso da palavra, o secretário de Inclusão Social de Camaçari, Fabio Pereira, o deputado estadual Bira Côroa, o dirigente da União de Negros pela Igualdade (Unegro), Everaldo Vieira, e a professora Fabíola Neres. Dentre os parlamentares, falaram os vereadores Elinaldo (DEM), Junior Borges (DEM), Otaviano Maia (PT), Jackson (PV), Gilvan (PT) e Sessé Abreu (PRTB).