Câmara media diálogo entre pessoas com deficiência, cooperativas de transporte e STT
A necessidade de promover melhorias na acessibilidade do transporte público da cidade foi tema de uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (19/08), na Câmara Municipal de Camaçari. Resultado de reivindicações apresentadas pela diretoria da União das Pessoas com Deficiência de Camaçari (Udec), o encontro foi mediado pelo vereador Gilvan Souza (PSDB) e contou com representantes da referida organização, da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e das cooperativas de transporte público que operam no município.
A queixa principal apresentada pelos usuários foi referente à dificuldade de encontrar veículos nos quais o elevador utilizado para o embarque das cadeiras de rodas esteja funcionando. A secretária da Udec, Telma Nascimento, relatou que, enquanto aguardava o transporte em um ponto de ônibus da cidade, não conseguiu embarcar em cinco veículos porque os funcionários das cooperativas alegavam haver problemas no elevador. “Saio desta reunião confiante, porque conseguimos avançar. As cooperativas se comprometeram em priorizar a manutenção dos elevadores e conscientizar os motoristas sobre o direito das pessoas com deficiência. A STT também irá intensificar a fiscalização. Agradeço à Câmara, em nome do vereador Gilvan, por ter possibilitado este diálogo e agir em nossa defesa”, observou.
O presidente da Cooperunião, Cleidson Borges, informou que os veículos estão equipados com elevador e que, caso algum cadeirante tenha dificuldade de utilizar algum dos ônibus da empresa por este motivo, deve entrar em contato para que a situação seja apurada e as providências sejam tomadas. “Nossos carros tem elevador e não admito que deixem cadeirante no ponto. Essas situações devem ser denunciadas”, declarou, destacando a importância da atuação da STT neste processo. O diretor-presidente da Cooastac, Eujácio Araújo, também se comprometeu em dedicar a devida atenção ao problema apresentado pelos usuários.
O vereador Gilvan Souza salientou que a Casa Legislativa segue cumprindo o papel de defender os direitos da sociedade. “Essa foi uma reunião de interlocução da Câmara com o movimento social organizado e a STT para discutir o sistema de transporte com acessibilidade para pessoas com deficiência física. Trouxemos as cooperativas para que elas se pronunciassem sobre o que está acontecendo, já que o direito ao acesso a ônibus com acessibilidade é assegurado em lei de 2014. Estabelecemos blitz nas garagens para averiguar e garantir a manutenção dos elevadores e o trabalho de conscientização com o operacional das cooperativas”, explicou o edil.