Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Câmara quer criação de programa Primeiro Emprego Municipal para estudantes da rede pública

A Câmara de Camaçari aprovou por unanimidade a Indicação Nº057/2022 que pede a criação do Primeiro Emprego Municipal, espécie de programa que oferta oportunidades no mercado de trabalho para jovens da rede pública de ensino. A proposta é do vereador Tagner (PT).

Para fortalecer a importância da iniciativa, o vereador citou que, segundo relatório do Unicef, 1,38 milhão de alunos, com idades entre 6 e 17 anos, abandonaram as instituições de ensino e outros 5,5 milhões de crianças e adolescentes ficaram sem acesso à educação em 2020. “Com o agravamento das situações de vulnerabilidade, o ensino profissionalizante ganha um novo contorno, para jovens que buscam na educação uma chance no mercado de trabalho”, avaliou o parlamentar.

Ainda para ele, a vulnerabilidade social afeta a vida do jovem, causando conflitos sociais e existenciais por parte daqueles que, muitas vezes, são obrigados a abandonar o estudo para buscar formas de se sustentar. “Esse movimento cria diversas dificuldades na qualificação pessoal e profissional, criando um ciclo de desequilíbrio social. Tendo um importante papel de virada, os cursos de educação profissional tem se tornado opção para conseguir o primeiro emprego”, acrescentou.

Tagner citou ainda a pesquisa realizada pelo SENAI, que mostrou que o ensino profissional é visto pelos jovens como uma boa forma de começar uma carreira, de ter aceitação nas empresas e de se preparar melhor para o mercado de trabalho. “Nesse sentido, a ideia do Primeiro Emprego Municipal é promover uma ação social de combate ao desemprego dos jovens, a ser promovido pelo governo municipal em parceria com empresas públicas para inserir egressos e estudantes da educação profissional no mundo do trabalho, além de estimular uma maior dedicação na sala de aula, ao contemplar aqueles com melhores resultados”, finalizou.