Câmara realiza sessão especial em homenagem ao Dia do Pastor

A Câmara Municipal de Camaçari realizou, na manhã desta quinta-feira (09/22), Sessão Especial em homenagem ao Dia do Pastor, que é comemorado por muitas igrejas no segundo domingo do mês de junho. Solicitada pelo vereador Niltinho (PSDB), a sessão seguiu o ritmo da festa, trazendo o canto e a alegria para agradecerem a Deus pelo trabalho dos pastores.

O Protestantismo está ligado à história brasileira desde o século XIX, e tem hoje grande quantidade de adeptos de norte a sul do Brasil. Desde os anos 50, um grupo de evangélicos Batistas passaram a cobrar uma data para que os fiéis se recordassem dos pastores idosos e criassem um fundo para o custeio de suas necessidades, sendo comemorado no segundo domingo do mês de maio. Como esta data muitas vezes coincidia com o Dia das Mães, eles adiaram as comemorações para o segundo domingo do mês de junho, a partir de 1957.

O projeto de tornar o segundo domingo de junho Dia Nacional do Pastor está tramitando pelo Congresso Nacional desde 2017, já tendo inclusive passado pela CCJ em novembro de 2021. Mas mesmo sem a efetivação da lei, para parte dos evangélicos o segundo domingo de junho continua sendo a data oficial de se festejar seus novos e antigos líderes espirituais.

A sessão começou com a apresentação da cantora Joeli Rodrigues, com a canção “Eu cuido de Ti”. Em seguida o vereador Niltinho fez sua saudação a todos os presentes, cedendo um pedaço do seu tempo de abertura para que o pastor Ademir Marques fizesse uma oração de abertura, e em seguida reforçou a importância dessa data especial para homenagear todos os pastores. “Eles têm uma missão muito importante e dedicam muito de seu tempo à esta causa. Vejo quantos pastores deixaram a vida para trás para cuidar da população, então, que Deus abençoe a vida de vocês”, destacou o parlamentar”.

Como palestrantes da sessão utilizaram a tribuna a pastora Nilza Maturino, da Igreja Apostólica Ágape; o pastor Wagner Martins da Igreja Batista Avivamento Mundial; o pastor Gentil da Igreja Apostólica Deus em Cristo; e o pastor Alex Brito da Igreja Quadrangular.

Representando a Câmara, o vereador Manoel Filho (PDT) entregou a Moção de Aplausos ao Pastor Fernando Santana, Presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Camaçari (COMEC), em homenagem a todos os pastores do município. “Vocês embaixadores de Deus na terra, agradeço imensamente pela dedicação e serviço de cada um”, disse o edil.

 

tv CÂMARA


27.09 | Audiência Pública para a Prestação de Contas do 2º Quadrimestre – 26 de Setembro 2022
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do YouTube