Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Câmara realizará audiência pública sobre Plano Municipal de Segurança Pública de Camaçari

 

A Comissão de Políticas Públicas para os Direitos Humanos e Segurança Pública da Câmara de Camaçari realizará, na terça-feira (11/06), a partir das 14h, audiência pública para tratar do Plano Municipal de Segurança Pública de Camaçari.

Ao justificar a atividade, o colegiado destacou que segurança pública é um tema complexo, amplo e delicado. “Os municípios brasileiros têm desempenhado um importante papel na tomada de decisões, no desenvolvimento e na execução de políticas públicas, em especial, na área da segurança, de prevenção e combate à violência e à criminalidade. A segurança pública deve ser pensada visando à solução de problemas, a adoção de ações sociais e urbanas preventivas, além de revisão das posturas municipais”, diz o texto.

A Comissão destaca, ainda, que nos municípios com vocação turística, como é o caso de Camaçari, a situação agrava-se devido ao grande fluxo de pessoas que circulam anualmente. “Esse público, de difícil identificação, exige mais atenção e investimentos das forças de segurança, bem como no desenvolvimento de políticas públicas diferenciadas”, complementou.

Para o presidente da Comissão, vereador Dr. Samuka (PRD), o relator, Dílson Magalhães Jr. (PP) e o membro Manoel Filho (PL), é inegável que o município sempre desenvolveu ações relacionadas à segurança no seu sentido amplo. Para os parlamentares, o município tem um papel importante a desempenhar na política de segurança pública, identificando e administrando os conflitos, numa articulação com Secretarias Estaduais e Órgãos Federais desenvolvendo ações que visem romper com o modelo tradicional de controle social.