Câmara recebe 4ª edição da Campanha de Preservação da Vida


Buscando ampliar os debates sobre a influência da escola na saúde mental dos jovens, a Câmara Municipal de Camaçari abriu as portas do plenário Osvaldo Nogueira para a 4ª edição da “Campanha de Preservação da Vida”, em alusão à campanha nacional e internacional de prevenção ao suicídio, o “Setembro Amarelo”.

Para esta 4ª edição, a campanha promoveu a palestra “Juventude, Escola e Saúde Mental”, com o sociólogo e pesquisador da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Antônio Mateus Soares, e com a psicóloga clínica e educacional, Patrícia Lima, que também é especialista em Saúde Mental.

Em sua fala, Antônio ressaltou a importância do evento para o público jovem, “que são as pessoas dos 15 aos 29 anos, mas é sobretudo dos 15 aos 19 que estamos passando pelas maiores alterações metabólicas, biológicas, psicológicas, que podem acarretar no adoecimento”. O professor explicou que “quando a pessoa sofre algum tipo de violência ela pode criar alguns gatilhos”, e a junção dos diferentes fatores pode levar alguém a cometer o suicídio.

Para a psicóloga Patrícia Lima, a empatia é a principal ferramenta para que as pessoas estejam mais abertas e responsáveis umas com as outras. “O suicídio é um problema de saúde pública, pois é algo que envolve toda a coletividade. Por isso, quantos de nós somos responsáveis (não pelo ato de suicídio), mas para ela se sentir pertencente a esta sociedade que é adoecedora?”, questionou.

A Campanha de Preservação da Vida é uma idealização de Jany Silva, diretora de Comunicação da Revista Metropolitana e gerente de Jornalismo da TV Câmara, que conseguiu realizar o projeto junto com o portal e programa de rádio “Revista Metropolitana”. Este ano, a atividade recebeu os alunos dos colégios Carpe Diem e Cesma COC, e contou com o apoio da Câmara Municipal de Camaçari e da participação das secretarias municipais da Saúde (SESAU), na pessoa do secretário da pasta, Elias Natan; e da secretaria de Educação(SEDUC). Para Jany Silva, o tema dessa edição foi juventude, pois o índice de suicídios entre os jovens tem crescido assustadoramente. “Por isso recebemos hoje os estudantes para conversarem com o sociólogo e a psicóloga, e poderem tirar suas dúvidas sobre o tema”, finalizou.

tv CÂMARA


27.09 | Audiência Pública para a Prestação de Contas do 2º Quadrimestre – 26 de Setembro 2022
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do YouTube