Câmara recebe comissão de representantes de comunidades da zona rural de Monte Gordo

Representantes de comunidades da zona rural de Monte Gordo foram recebidos, na manhã desta quinta-feira (04/08), na Câmara de Camaçari, onde trataram de demandas de serviços públicos prestados na comunidade. Estiveram presentes integrantes das comunidades de Lagoa Seca, Jordão, Km 22 e Cancelas. Eles representavam os moradores das localidades, que realizaram mobilização na sede do município durante a manhã desta quinta-feira.

O grupo foi recebido pelo vereador Gilvan Souza (PSDB), que intermediou as solicitações junto aos órgãos responsáveis durante o encontro, através de contatos telefônicos com integrantes da gestão municipal. As principais demandas estão relacionadas a melhorias na iluminação pública, com troca de lâmpadas queimadas e novos braços de luz, limpeza e coleta de lixo, melhorias nas vias que dão acesso às comunidades, e oferta de melhor serviço de transporte escolar.

O morador da comunidade de Lagoa Seca, Yuri Ferreira, relatou alguns dos transtornos enfrentados pela comunidade, dentre eles os causados pela precariedade da via de acesso à região. “Sofremos muito com o estado da estrada. A situação tem afetado os moradores, impedindo o funcionamento adequado de diversos serviços públicos, atendimento de ambulância e outros. O transporte escolar também é afetado. Por não funcionar corretamente, gera um número grande de faltas dos alunos nas aulas, interferindo diretamente até no recebimento de auxílios governamentais que têm a frequência escolar como critério de recebimento. Tudo isso prejudica as famílias da região. Viemos aqui pedir ajuda da Câmara para buscar soluções para essas questões apresentadas”, mencionou.

Em contato telefônico, a secretária de Infraestrutura, Joselene Cardim, explicou que já está em andamento o processo licitatório para o asfaltamento das vias de acesso e que a gestão municipal já está buscando recursos para a realização dessas obras. Ela também mencionou que ações emergenciais de melhoria só podem ser feitas em épocas de estiagem. Ainda segundo a secretária, os problemas são basicamente causados pelos areais existentes na região.

Outra demanda apresentada diz respeito ao atendimento médico. Segundo as lideranças, a unidade de saúde que atende a região, que fica localizada em Coqueiros, está com os atendimentos médicos suspensos e a unidade odontológica segue sem funcionamento. O vereador Gilvan Souza fez contato imediato com o secretário de Saúde, Elias Natan, que explicou que a pasta já solicitou a substituição da médica que atendia na unidade, pois a mesma pediu o desligamento do serviço na última sexta-feira (29/07). Já em relação à unidade odontológica, o secretário informou que pendências elétricas estão impedindo o início do funcionamento do serviço e que já foi solicitada reiteradas vezes a solução da questão junto à Coelba.

O vereador Gilvan Souza avaliou o encontro como positivo e reafirmou que a Câmara segue atenta e aberta para ajudar a comunidade a solucionar suas demandas. “Tivemos uma reunião muito produtiva em que conseguimos, através do contato imediato com representantes das secretarias e órgãos competentes, dar encaminhamento para possíveis soluções apresentadas pelas comunidades. É importante esse tipo de encontro, pois fortalece a missão do Poder Legislativo, que é de ouvir a população e auxiliar no que for possível. Seguiremos dialogando e acompanhando o andamento das solicitações apresentadas aqui”, concluiu o parlamentar.

tv CÂMARA


03.08 | Papo de Mulher: como identificar e denunciar a violência obstétrica. – 03 de Agosto 2022
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do YouTube