CÂMARA RECEBE ILUMINAÇÃO ESPECIAL EM ALUSÃO AO AGOSTO LILÁS
As instalações externas da Câmara Municipal de Camaçari recebem, neste mês de agosto, uma iluminação especial em alusão ao Agosto Lilás. A campanha visa promover a conscientização sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres e é baseada na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) que, em 2022, completa 16 anos.
Esta legislação é referência em todo o mundo no combate à violência contra a mulher, tendo sido sancionada em 7 de agosto de 2006. A partir dela, foram desenvolvidos mecanismos capazes de coibir a violência doméstica e familiar, permitindo a correção de desigualdades e o incentivo à inclusão social através de políticas públicas específicas, que possibilitem compensar desvantagens sociais originadas da situação de discriminação que as mulheres foram expostas.
Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a cada minuto, oito mulheres sofreram algum tipo de violência no Brasil durante 2021. Mais precisamente, 230.861 mulheres foram vítimas de lesão corporal dolosa, e 597.623 registros de ameaças foram registrados. Além disso, 1.341 foram vítimas de feminicídio e 2.028 mulheres sofreram tentativa de feminicídio. A maioria das vítimas tinha entre 18 e 44 anos de idade (68,7%) e 62% eram negras. Do total de feminicídios, 65,6% das mulheres foram mortas dentro da própria casa e 81,7% desses crimes foram cometidos pelos próprios companheiros ou ex-companheiros.
Com base nestes dados alarmantes, em Camaçari, durante todo o mês de agosto, diversas ações educativas e preventivas serão realizadas através de uma rede intersetorial, reforçando a segurança das mulheres. A Câmara segue também apoiando e dando força à campanha.