Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Câmara sedia o “Tablet Day” e alunos do Pronatec são beneficiados

 

 

A Câmara de Camaçari sediou, nesta quinta-feira (15/10), evento que marca a Semana da Ciência e da Tecnologia, promovida pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e celebrada anualmente na segunda semana de outubro. Foi a primeira vez que uma Casa Legislativa abriu espaço para realizar o “Tablet Day”, quando o Centro Profissionalizante de Camaçari (CPC) entregou gratuitamente 50 tablets aos alunos do Pronatec no município.

A coordenadora do Fórum de Aprendizagem, Mafra Merys, destacou que o programa oferece incentivos para os alunos que concluem a formação. “Além do tablet, quem chega ao final do curso também recebe o incentivo para inclusão produtiva, que é um auxilio para que o aluno monte o próprio negócio. Apenas três escolas fazem isso no Brasil, duas em Sergipe e nós aqui na Bahia”, explicou.

Para o presidente da Casa, vereador Marcelino (PT), sediar eventos como estes só reforça o compromisso com a educação do município. “A sociedade só será mais justa e igualitária se receber educação de qualidade. Temos interesse em conhecer o CPC de perto e colaborar com o que for possível”, pontuou.

Na opinião do estudante do curso técnico em Eletrotécnica, Anderson Melo, o tablet é uma ferramenta que contribui para a continuidade dos estudos. “Muitos alunos procuram o Pronatec por não ter outra oportunidade. Estamos felizes em concluir esta etapa e em ganharmos o tablet em definitivo, que deve colaborar muito para continuarmos estudando e nos aperfeiçoando”, concluiu. 

Antes do evento do Pronatec, foi realizada a Sessão Ordinária da Casa Legislativa. Na oportunidade, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 046/2015, de autoria do vereador Elias Natan (PV). A matéria institui 22 de setembro como o “Dia Na Cidade Sem Meu Carro”, parte de uma mobilização mundial visa uma reflexão sobre o uso intensivo do automóvel nas cidades e seus efeitos na emissão de poluentes; perda de qualidade de vida e outros aspectos.

“Camaçari participou este ano da campanha que faz parte da Semana Nacional de Trânsito e a iniciativa foi bem recebida pela população. Por isso queremos instituir um dia específico para reforçar a conscientização das pessoas para o uso correto do carro, além de influenciar o uso de transporte coletivo e reforçar a preservação ambiental”, ressaltou o autor do projeto.