Campo de futebol do Parque das Palmeiras tem suas atividades comprometidas por causa de aterramento
Após reclamações feitas por moradores do Parque das Palmeiras, o vereador Oziel (PSDB) visitou, na última sexta-feira (09), um campo de futebol da localidade utilizado por dezenas de crianças e adultos para praticar atividade esportiva. O local, que mede em torno de 4 mil m², é considerado o único ponto recreativo do bairro, e está sendo ameaçado ser tomado por uma empresa que, recentemente, entrou na justiça alegando ser proprietária do espaço.
Segundo moradores, o campo estava sendo utilizado como área pública de lazer há mais de 20 anos. O Sr. João Batista, ex-presidente da associação do bairro e um dos moradores mais antigos da localidade, informou que, durante cerca de três anos, eles procuraram a prefeitura de Camaçari para saber quem seria o proprietário do terreno. Ainda de acordo com ele, o órgão informou que a terra era de propriedade de uma família de Mata de São João e que, por motivos maiores, estava em juízo. Por isso, seu João declara ser ilegal a documentação apresentada pela pessoa que se diz representante da empresa.
Zezito Azevedo, conhecido como Paulista, atual vice-presidente da Associação de Moradores e técnico de futebol das crianças, iniciou o projeto esportivo com elas em 2015. São mais de 30 crianças, entre 6 e 12 anos de idade, moradoras do Parque das Palmeiras e de bairros como Jardim Limoeiro e Novo Horizonte, e que, caso o suposto dono do terreno tome posse, não terão outro local para praticar suas atividades. “A proximidade com o futebol afasta a criançada do mundo da criminalidade”, disse o técnico. Elas treinam no local duas vezes por semana. E dezenas de adultos fazem atividade no campo seis dias na semana. Cerca de 500 famílias residem no Parque das Palmeiras e podem deixar de usufruir dessas atividades recreativas, caso o impasse não seja resolvido.
O vereador Oziel solicitou ao Executivo, através do Requerimento Nº 034/2016, apresentado na Câmara Municipal, a regularização do campo de futebol, incluindo instalação de alambrados, refletores e vestiário, na Avenida das Palmeiras, Parque das Palmeiras. O parlamentar já fez também duas indicações na Casa Legislativa, as de Nº 075/2014 e 067/2017, para a criação de uma praça com parque infantil, na mesma localidade. “Vamos unir força para tentar resolver essa situação e devolver aos moradores seu espaço de lazer”, disse.
Ainda na gestão passada, a prefeitura iniciou o atendimento parcial dos requerimentos e indicações, colocando o refletor que já possibilitou a prática do futebol e outras atividades à noite, trazendo à comunidade os sentimentos de respeito e esperança da conclusão das melhorias. Contudo, a ação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), liberando o alvará para a construção de um muro, aplacou as esperanças dos moradores da localidade.
A empresa, em posse desse alvará, liberado somente para a construção do muro em uma área de 2 mil m², iniciou o aterramento de toda a área que mede em torno de 4 mil m². Porém, na semana passada, máquinas da empresa retiraram duas traves de futebol, estas reparadas pelos moradores. Um representante dos moradores afirmou que vai solicitar à Defensoria Pública uma liminar para impedir que seja liberado qualquer tipo de alvará para o suposto proprietário do terreno, impedindo-o de prosseguir com as obras no local, até que o caso seja esclarecido.
Já foi feita uma denúncia no Ministério Público para tentar descobrir quem assinou o alvará de liberação das obras no local, concedido pela Sedur. Os moradores solicitaram também intervenção do MP a favor da comunidade, para que o espaço seja declarado como de utilidade pública, por desapropriação ou, caso seja área pública, por desafetação.
Oziel enviou, no final do mês passado, à Sedur, um ofício solicitando a verificação da área do campo, ou seja, esclarecimentos sobre a propriedade do terreno. Por causa do impasse, imediatamente, o vereador entrou em contato com o prefeito Elinaldo e com o secretário de Governo, Helder Almeida, para relatar a situação. Nesta segunda-feira (12), o vereador, acompanhado do gestor do município; do vice-prefeito Tude; do secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Rui Magno; e do coordenador do setor de Fiscalização da Sedur, Uzias da Silva; voltou ao bairro. Na ocasião, eles vistoriaram o local e conversaram com alguns representantes do bairro.
A situação está sendo analisada pelo gestor do município que afirmou que, em breve, o problema será solucionado e os moradores voltarão a desfrutar de uma área de lazer, seja no mesmo local ou em outra área que será cedida pela prefeitura para a construção do campo e de uma área de lazer para toda a comunidade.
Nesta terça-feira (13), o parlamentar irá se reunir, às 11h30, com o secretário de governo, Helder Almeida, para discutir o assunto.