Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Com teatro lotado, Câmara homenageia pessoas com Síndrome de Down

Com o Teatro Alberto Martins lotado de estudantes, professores, autoridades e pessoas com necessidades especiais, a Câmara Municipal de Camaçari realizou, nesta sexta-feira (27/03), Sessão Especial homenageando a Dia Internacional de Síndrome de Down, comemorado em 21 de março.

A sessão foi presidida pelo vereador Gilvan Souza (PT), autor da iniciativa, que ressaltou a importância de trabalhar a educação inclusiva. “Todas as pessoas são diferentes e devemos aprender a respeitar estas diferenças. Com a sessão, queremos mostrar que Camaçari está preocupada em debater e desenvolver políticas públicas que beneficiem pessoas com necessidades especiais”, afirmou.

O momento mais esperado do evento foi a palestra de Bruno Ribeiro, um pernambucano de 22 anos que tem a Síndrome de Down e, apesar das dificuldades, conseguiu se formar em Turismo. Com a formatura, ele se tornou o 1º turismólogo com a síndrome do Brasil. “É possível viver e conviver com as diferenças, desde que a gente receba apoio e amor da família, além de compreensão das escolas e faculdades para que entendam as nossas condições especiais e a velocidade da nossa aprendizagem”, declarou.

O subsecretário de Educação, Juipurema Sandes, apresentou dados referentes às pessoas com necessidades especiais no município. Ele também falou sobre o projeto do Centro de Atendimento de Educação Especializada, voltado para a inclusão das pessoas com necessidades especiais. “Este projeto será apresentado ao prefeito na próxima semana, e conta com o apoio da Câmara de Vereadores de Camaçari”, destacou.

Participaram ainda o secretário de Saúde de Camaçari, Washington Couto, falando sobre a rede de atenção municipal à pessoa com deficiência no município; a presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Neirian Teles; a auto defensora da APAE Salvador, Débora Gil Freitas; a psicóloga Helena Ribeiro; a bacharel e mestre em Administração, Sheila Cunha; e o professor de educação física e coordenador de esportes da Apae Camaçari, Silvio Santos.

O evento contou ainda com apresentação do Grupo de Capoeira do mestre Ismael, com os alunos capoeiristas com síndrome de Down, e apresentação musical do Grupo Opaxaró.