Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Câmara realiza sessão especial pelo fim da violência contra a mulher

 

A Câmara Municipal de Camaçari realizou na manhã desta quinta-feira (03/12) uma Sessão Especial do Comitê de Homens pelo fim da violência contra a mulher. Marcaram presença os representantes do Ministério Público, da Polícia Militar e Civil, da Secretaria da Mulher Municipal e Estadual dentre outras entidades.

O vereador Elias Natan (PV), um dos proponentes da atividade, abriu os discursos ressaltando a importância do papel dos homens no combate a violência contra as mulheres. “Elas sofrem violência física, psicológica e sexual, e nós não podemos aceitar isso”.

Para o promotor do Ministério Público e coordenador do Comitê de Homens, Dr. Adalto Araújo Silva Júnior, a existência do grupo é importante “por unir diferentes órgãos e a sociedade civil, na busca pela conscientização dos homens e propor ideias que melhorem essa situação horrível que vivemos”.

A criação do comitê foi destaque na fala da Secretária da Mulher de Camaçari, Mirian Bittencourt: “percebemos que era preciso investir na prevenção á violência contra a mulher, e o diálogo de homem para homem facilita as discussões e as ações de prevenção. A Seduc (Secretaria da Educação) apoia este projeto, e estará levando para a sala de aula essas questões de gênero. Acreditamos que a política para mulheres deve ser trabalhada de forma transversal, junto com a saúde, a educação e a segurança”, pontuou.

Segundo a vereadora Professora Patrícia (PT), também autora da sessão e única mulher na atual legislatura da Casa: “a importância desta sessão e do comitê, é para chamar a atenção dos homens que a luta pelo fim da violência contra a mulher não é apenas das mulheres. Para acabar com o machismo, precisamos esclarecer aos homens o quanto a violência é nociva para a sociedade”.

Também usaram a tribuna o representante da Secretaria Estadual da Mulher, Alexandro Reis, o sub-secretário de Educação de Camaçari, Jui Purema, o Comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari, o Tenente-Coronel Henrique Melo, e a delegada da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Camaçari, Florisbela Rodrigues.

Após os convidados, os vereadores utilizaram a tribuna ressaltando a importância do tema e a participação de todos no combate aos crimes envolvendo as mulheres.