Comunicação não-violenta é foco da 3ª oficina Papo Estagiário


Buscando o desenvolvimento das habilidades de seus estagiários, a Câmara Municipal de Camaçari realizou, nesta segunda-feira (24/10), a 3ª e última edição da oficina “Papo de Estagiário”, trazendo como tema do novo encontro a “Comunicação e Trabalho em Equipe”, com foco na comunicação não-violenta.

Como facilitadora da atividade, o plenário Osvaldo Nogueira recebeu a psicóloga convidada Giovana Pereira Marques, que também é assessora parlamentar dentro da Casa, e que de forma interativa desenvolveu junto com os estagiários os conceitos desenvolvidos pelo psicólogo estadunidense Marshall Rosenberg sobre a comunicação não-violenta.

Para Giovana, o método de Marshall busca estimular uma comunicação mais compassiva, consciente e humanizada entre as pessoas. “E essa comunicação não violenta é uma comunicação de forma geral, não só para os estagiários, mas para os gestores também. Por que se eu trato as pessoas de acordo como eu quero ser tratado, a melhora virá para todo o ambiente de trabalho”, explicou.

A turma de estagiários era formada tanto por secundaristas quanto os estagiários de Nível Superior. Adriana Silva era uma das estagiárias secundaristas que estavam no evento, e para ela o curso foi muito construtivo. “Nos ajudará bastante tanto hoje quanto no futuro”. Opinião semelhante teve seu colega de setor e também estagiário secundarista, Iuri Oliveira, que disse estar achando o curso maravilhoso. “Estamos conseguindo desenvolver nosso conhecimento para além das quatro paredes do gabinete, e até mesmo aprimorar tudo aquilo que a gente achava que já sabia”, complementou.

Entre as estagiárias de nível superior, a estudante de jornalismo Rubria Liliane Souza disse que o curso ajudou a reafirmar a importância do conhecimento pessoal. “Também trouxe orientações sobre como lidar com as pessoas atualmente, principalmente nesse momento em que estamos, no qual as pessoas estão se comunicando de forma muito violenta”, opinou.

O workshop foi realizado em duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde e fechou essa primeira etapa das de realização das oficinas com ampla aprovação por parte do público-alvo.

 

tv CÂMARA


30.11 | Afro Papo Tema “O Negro Como Protagonista da Sua História” – 30 de Novembro 2022
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do YouTube