Desfile cívico na Gleba E e Parafuso marcam o 7 de Setembro em Camaçari
O desfile cívico pela proclamação da independência do Brasil é um dos momentos culturais que se tornaram tradição no município de Camçari, sendo dividido nos dois momentos de destaque. Nesta sábado (07/09), pela manhã, o desfile aconteceu no bairro da Gleba E, e pela tarde o desfile aconteceu em Parafuso. Em ambos os momentos a população pode assistir a apresentação de muitas escolas, tanto públicas quanto particulares, além da presença de diversos grupos culturais encantando a população que prestigio a apresentação.
Um dos primeiro atos do dia foi o hasteamento da bandeira e a apresentação da Filarmônica 28 de Setembro, que executou o Hino de Camaçari. Em seguida começaram os desfiles dos grupos de motocicleta da Polícia Militar, seguidos pela Defesa Civil e Secretaria de Educação. Entre as escolas que se apresentaram pela manhã estavam o Cesma (Centro Educacional Sistema Master, a Escola Municipal Anísio Teixeira, Escola Especial CAIC, entre outras instituições de ensino.
Entre os grupos que se apresentaram estavam as tradicionais fanfarras, como a BAMAJA, a BANEMC, a BAMUCA, a Fanfarra do Cesma, a BAMAT (Fanfarra do Anísio Teixeira) e a FANESC. Enquanto os grupos de cultura popular a desfilar foram o grupo de Capoeira Bimbae, Contra Mestre Leninha, e Erenin. Além dos grupos Som do Timbal e Projeto Beira de Rua, sendo que estes dos grupos se apresentaram nos dois turnos, levando o público a dançar junto com o som da percussão.
Para o vereador Vavau (PSB), que assistia a passagem dos desfiles, é de extrema importância prestigiar este momento. “É um momento em que nosso povo se junta para comemorar a independência do país. A Gleba E está de parabéns por uma homenagem tão bonita”, afirmou. O vereador Jamelão (Cidadania) também era um dos vereadores presentes e afirmou que o mais importante é que as pessoas compareceram para prestigiar este momento tão importante no município com alegria.